Topo

Casa e decoração


Casa e decoração

Você está preparado para uma reforma?

Descubra se chegou a sua hora e se vai conseguir sobreviver ao período de obras sem surtar. O teste foi elaborado com a consultoria da arquiteta Érica Salguero.

  • Sim e pode até começar já

    Getty Images

    Você é detalhista: já colheu informações suficientes e planejou todas as etapas da obra. Além disso, adaptou os seus desejos ao orçamento, o que é fundamental para chegar a um final feliz. Tudo isso valerá ouro durante a execução da reforma, poupando estresse e minimizando a chance de surpresas desagradáveis. Com tanto bom senso e prudência, se quiser começar a reforma hoje mesmo, está liberado!

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • A resposta está em sua conta bancária

    Getty Images

    Você quer passar na obra só para dar um "oi" e parabenizar a turma pelo excelente trabalho. Não quer estresse, não tem tempo para os detalhes e sabe que não vai dar conta de acompanhar todas as etapas. Com um profissional acompanhando, dificilmente terá problemas. O único cuidado é obter um orçamento detalhado com o arquiteto antes mesmo de começar. É preciso garantir que o seu dinheiro será suficiente para bancar toda a comodidade com a qual está sonhando.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Não, melhor se distrair com outra coisa

    Getty Images

    Das duas, uma: ou você junta dinheiro suficiente para bancar o trabalho de um arquiteto ou começa a reunir informações e orçamentos para ter uma visão mais realista sobre as responsabilidades de uma reforma. Se começasse a obra hoje, você provavelmente pararia na metade ou, pior, teria que fazê-la por partes, o que geralmente sai bem mais caro. Melhor adiar esse sonho ou terá muito mais estresse do que pode imaginar com profissionais, materiais, dívidas, entre outros perrengues.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Não, vai se estressar demais

    Getty Images

    Você está realmente disposto a dedicar todo o seu tempo livre a essa reforma. Gosta de fazer pequenos reparos em casa e quer acompanhar cada passo da obra de perto. O problema é que ainda não tem experiência suficiente e, sem informação, provavelmente terá muita dor de cabeça durante o processo. Contar com o apoio de um profissional, mesmo que seja apenas para o planejamento da obra, pode significar um investimento mais alto. Mas você estará pagando pela sua paz. Quanto ela vale?

    Gostou do resultado? Compartilhe!