Topo

Organizações LGBT são recebidas no Vaticano

Da RFI

05/04/2019 15h01

Pela primeira vez, representantes de organizações LGBT foram recebidos no Vaticano nesta sexta-feira (5). O grupo de 50 pessoas, engajado na luta contra a violências contra pessoas LGBT, esteve com o número dois da Santa Sé, o cardeal Pietro Parolin. O encontro foi confirmado pelo porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti

Pela primeira vez, representantes de organizações LGBT foram recebidos no Vaticano nesta sexta-feira (5).

Ele disse ainda que durante a reunião, foi entregue ao cardeal um informe sobre a criminalização das relações homoafetivas na região do Caribe.

O estudo entregue à Santa Sé foi realizado pelo Instituto Inter-Americano de Direitos Humanos (IIDH) e será divulgado no ano que vem. Ele denuncia "graves violações dos direitos humanos" em pelo menos 10 países caribenhos, adiantou o argentino Leonardo Raznovich, representante do instituto.

A parlamentar inglesa Helena Ann Kennedy, que esteve no encontro, declarou que "teve início um diálogo com o Vaticano sobre esse tema e Parolin nos garantiu que continuará". O cardeal, secretário de Estado, confirmou a posição da Igreja católica "em defesa da dignidade de toda pessoa humana e contra todo tipo de violência", afirmou Gisotti.

O Vaticano avisou que o papa será informado do conteúdo do encontro, mas não explicou por que ele mesmo não recebeu o grupo.