Topo

Revista revela casos de assédio sexual em conservatórios musicais da França

iStock
Imagem: iStock

da RFI

01/09/2018 09h58

A revista francesa L’Obs traz esta semana uma longa reportagem sobre casos de assédio e agressão sexual nos conservatórios musicais da França.

A reportagem começa com a história de uma flautista que passou a ser assediada por seu professor aos 16 anos, quando integrou a Escola Normal de Música de Paris (ENM), uma das instituições mais prestigiosas do país.

Veja também

Temendo as represálias do mestre, que ameaçava impedir sua entrada no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança da capital, onde ele também lecionava, a jovem foi abusada sexualmente, após as aulas, durante um ano.

Depois de quase dois anos de manipulação psicológica e agressões sexuais, ela teve coragem de denunciar o crime. Mas a justiça considerou que, nesse caso, não houve ameaça ou violência e o professor foi condenado a apenas quatro meses de prisão, cumpridos em liberdade.

Traumatizada, a flautista abandonou a música e, em 2017, contou sua história nas redes sociais, desencadeando uma série de comentários de outras musicistas que se reconheceram no relato da jovem e algumas até identificaram o professor.

As ex-alunas afirmam que a instituição tinha conhecimento dos atos do funcionário e acusam a escola de negligência. “Eles são totalmente responsáveis”, declara outra vítima, que não cedeu à chantagem do mestre e denunciou o assédio. “Outros professores também sabiam”, afirma a jovem.

Tapinhas nas nádegas para marcar o ritmo

O texto da L’Obs traz diversas histórias do gênero, registradas em várias instituições francesas e afirma que, das 30 musicistas ouvidas pela reportagem, todas tinham algum episódio similar para contar.

“Há desde os professores que aproveitam de supostos exercícios de respiração para acariciar o seio das alunas até mestres que marcam o ritmo da música dando tapinhas nas nádegas das estudantes”, enumera a revista. "Há casos de professores que são muito bons. Mas para passar nos concursos com a ajuda deles, é preciso ir para debaixo do piano", relatam, com ironia, alguns ex-alunos. 

L’Obs explica que, apesar de escândalos recentes envolvendo vários maestros, acusados de assédio e agressão sexual, como James Levine, Charles Dutoit e Daniele Gatti, as punições são raras. “As dezenas de condenações de professores de música diante de tribunais franceses dificilmente vão além das páginas policiais da imprensa regional”, explica a revista.

A reportagem enfatiza também a falta de punição severa quando esses abusos são revelados. Como o caso de quatro jovens que entraram com um processo conjunto contra o diretor de uma escola de música na região da Alsácia, no leste do país.

Ele foi acusado de ameaça-las, tentando força-las a ter relações sexuais durante um ano, conta a revista. Em 2017 o homem foi condenado a quatro anos de prisão, três deles cumpridos em liberdade, e proibido de lecionar para menores durante três anos. No entanto, constata o texto, esse mesmo diretor continua trabalhando em duas orquestras nas quais há músicos menores de idade.