Topo

BBC diz que 3 mulheres estão entre 10 maiores salários após polêmica

Zoe Ball - Reprodução/Instagram
Zoe Ball Imagem: Reprodução/Instagram

02/07/2019 14h39

A BBC disse que três mulheres, Claudia Winkleman, Vanessa Feltz e Zoe Ball, entraram na lista das 10 estrelas mais bem pagas da emissora, em um mudança que a rede britânica disse demonstrar o progresso que está fazendo para acabar com a disparidade salarial por gênero.

A BBC, que recebe financiamento público, foi criticada dois anos atrás, quando foi obrigada a revelar que 75% de seus funcionários que recebem mais de 150 mil libras por ano eram homens, assim como seus 10 funcionários mais bem remunerados.

O diretor-geral da corporação, Tony Hall, disse que a rede "virou o jogo" na paridade salarial.

"Na primeira vez em que publicamos as cifras dos maiores talentos, havia uma disparidade de 75 para 25 entre homens e mulheres", disse ele nesta terça-feira.

"A projeção para 2019/20 agora é de 55 para 45. É uma mudança significativa. A tarefa não está completa, não somos complacentes, mas estamos bem encaminhados".

A emissora foi forçada pelo governo a divulgar os salários de seus apresentadores, o que explicitou a disparidade salarial por gênero. A primeira-ministra britânica, Theresa May, foi uma das que a criticaram, dizendo que a rede remunera as mulheres menos por fazerem o mesmo trabalho dos homens.

Gary Lineker, ex-atacante da Inglaterra e principal comentarista de futebol da BBC, continuou sendo o mais bem remunerado -- ele recebeu um salário de mais de 1,7 milhão de libras para apresentar "Match of the Day" e a cobertura da Copa do Mundo.

Chris Evans, radialista da BBC Radio Two que partiu em dezembro para atuar em uma rádio comercial, recebeu entre 1,25 e 1,255 milhão de libras, e o apresentador de programa de entrevistas e radialista Graham Norton ficou em terceiro com vencimentos entre 610 mil e 614.999 libras.

Zoe Ball, a substituta de Evans no programa de rádio mais popular da BBC, ganhou entre 370 mil e 374.999 libras, o mesmo da apresentadora de TV e rádio Claudia Winkleman.

Vanessa Feltz recebeu entre 355 mil e 359.999 libras por programas na Radio 2 e na BBC Radio London.

"Gostaria de parabenizar as três mulheres que chegaram às 10 principais", disse Jane Garvey, apresentadora do programa "Woman's Hour" da BBC Radio e defensora da paridade salarial.

A emissora disse que a disparidade salarial por gênero também diminuiu de 9,3% em 2017 para 6,7% no ano fiscal de 2018/19 na organização como um todo.