Topo

Harry é presenteado com roupa de bebê em seu 1º dia de trabalho como pai

Harry recebe roupinha do Invictus Games para o filho Archie, presente da príncesa Margriet da Holanda - Reuters
Harry recebe roupinha do Invictus Games para o filho Archie, presente da príncesa Margriet da Holanda Imagem: Reuters

09/05/2019 13h14

O príncipe Harry recebeu uma roupa de bebê para seu filho como presente da princesa Margriet da Holanda nesta quinta-feira, quando voltou ao trabalho para assinalar o marco de um ano até a edição de 2020 do Invictus Games, que fundou para veteranos militares lesionados.

Harry, o duque de Sussex, disse que "não tinha ideia" se seu filho, cujo nascimento foi anunciado na segunda-feira, estaria presente no evento esportivo --mas, agora, o bebê tem um macacão com a logo do evento estampada.

O recém-nascido "vai vesti-lo", afirmou Harry, provocando fortes aplausos do público.

Harry e sua esposa, Meghan, anunciaram na quarta-feira que Archie Harrison Mountbatten-Windsor foi o nome escolhido para seu primeiro filho, sétimo na linha de sucessão à coroa britânica.

A viagem do príncipe à Holanda foi seu primeiro compromisso público desde que apareceu em frente às câmeras na segunda-feira para anunciar o nascimento, e o casal apresentou o filho para um pequeno grupo de repórteres no castelo de Windsor na quarta-feira.

A primeira edição do Invictus Games ocorreu em Londres, em 2014, sob inspiração do serviço militar prestado por Harry, que completou duas missões no Afeganistão.

Os jogos paralímpicos, durante os quais veteranos jogam basquete em cadeiras de roda, vôlei sentado e remo indoor, acontecerão em Haia no próximo ano.

Harry, que foi recebido por fãs e crianças em Haia, se juntou a veteranos para treinar em um ginásio, parando em determinado momento para testar sua mão no arco e flecha.

O veterano holandês Ronald van Dort, de 37 anos, que perdeu ambas pernas quando servira no Afeganistão em 2008, disse à Reuters que a presença de Harry e seu compromisso com o Invictus Games eram muito importantes para veteranos de guerra.

"Ele serviu, ele sabe como é", disse van Dort. "Você não pode explicar isso para alguém de fora."

O príncipe disse ao público: "Façam desses jogos seus, eu escolhi vocês por um motivo, e não foi só porque gosto da cor laranja", em referência à realeza holandesa.

"Obrigado a todos por proteger o espírito do Invictus e vejo vocês em 2020... Boa sorte com o treinamento."