Topo

O que é pansexual? Entenda o significado dessa orientação sexual

FotoDuets/iStock
Imagem: FotoDuets/iStock

De Universa*

23/07/2019 16h27

A definição de orientação sexual ainda é uma questão que intriga muita gente, especialmente pelos termos que são usados para classificá-la. A atriz Bella Thorne acaba de afirmar que é pansexual e, mais uma vez, levantou a curiosidade das pessoas: afinal, o que é ser pansexual?

No dicionário, pansexual é explicado como "pessoa que sente grande atração por alguém ou mantém relações sexuais com indivíduos de todos os sexos". No Manual de Comunicação LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI e Rede GayLatino, a descrição de pessoas pansexuais abrange aquelas que "podem desenvolver atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas, independentemente de sua identidade de gênero ou sexo biológico".

"A pansexualidade é uma orientação que rejeita especificamente a noção de dois gêneros e até de orientação sexual específica", explica o material.

Quem se define como pansexual

Bella Thorne é pansexual - Getty Images - Getty Images
A atriz Bella Thorne
Imagem: Getty Images

A atriz Bella Thorne havia se identificado como bissexual, mas deu nova declaração sobre sua orientação sexual em que afirma que é pansexual.

"Na verdade, sou pansexual e não sabia disso", explicou em participação no programa "Good Morning America", no canal de tevê estadunidense ABC. "Não tem que ser 'ela' ou 'ele', um 'isto', um 'aquilo'. Literalmente, você gosta de personalidade (...) Se você gosta, você só gosta".

A cantora Janelle Monae também se diz pansexual, assim como a modelo Tess Holiday que, após ter se identificado com essa orientação, disse que tudo passava a "fazer sentido".

Ser pansexual é diferente de ser bissexual

O guarda-chuva de orientações sexuais -- que ainda abrange heterossexuais, homossexuais etc. -- se abre cada vez mais e categorizar bissexuais de forma diferente de pansexuais faz parte dessa proposta. Isso porque os não-monossexuais (ou seja, aquelas que não se relacionam apenas com um gênero) fazem questão de informar que, sim, há abordagens diferentes para cada vivência.

A psicóloga Andrea de Carvalho Perez, do Hospital das Clínicas de São Paulo explica que, historicamente, a psicologia define a bissexualidade como sendo o interesse por dois gêneros, independentemente de qual for.

No entanto, essa definição pode ter ficado reduzida a "gostar de homens e mulheres", desconsiderando pessoas transexuais e pessoas não-binárias, além de outras com identidades de gênero, como parte desse movimento e participantes dessas relações. Daí, a pansexualidade abriria um espectro ainda maior.

Com quem pansexuais se relacionam?

Pelo fato de pessoas pansexuais se classificarem como "pessoas que gostam de pessoas", eles podem se relacionar e se interessar por pessoas de várias identidades de gênero, orientação sexual, sem limitações.

Alguns exemplos e suas definições:

Mulher ou homem cisgênero: que se identifica com o gênero designado ao nascer;

Homem ou mulher trans: que não se identifica com o gênero designado ao nascer;

Gênero fluido: pessoa que se identifica tanto com o gênero masculino ou feminino. Sente-se homem em determinados dias e mulher em outros

Não-binários: que não se limitam aos gêneros masculino ou feminino;

Intersexo: pessoas cuja anatomia genital e/ou cromossomos não se encaixam totalmente na definição de "masculino" e "feminino";

Andróginos: pessoas que assumam postura social, especialmente relacionada a forma de se vestir, comum a ambos os gêneros, segundo o Manual da Aliança Nacional LGBTI e da Rede GayLatino.

Preconceito confunde pansexuais com parafilia, zoofilia erótica e pedofilia

Uma pessoa pan não tem interesse sexual por objetos, coisas ou animais. "Quando a gente fala de pansexualidade, as pessoas misturam com parafilia e pedofilia. Então, pensam que pansexual sente atração por árvore, por criança. A pessoa pan sente atração apenas por pessoas capazes de consentir uma relação", explica a psicóloga.

* Com informações da reportagem Bissexual e pansexual são a mesma coisa? Entenda a diferença entre os dois, publicada em 22/11/2018