Topo

Calça jeans no inverno: 17 ideias para criar looks estilosos com a peça

Mainá Belli

Colaboração para Universa

23/07/2019 04h00

Usar looks com calça jeans é garantia de conforto e a possibilidade de um visual que passeia tranquilamente por diversos ambientes e ocasiões. A peça, com algumas adaptações, funciona em todas as estações, incluindo o inverno. Além disso, seu estilo urbano e atemporal pode acompanhar tendências de maneira fácil.

Que tal se inspirar nas 17 dicas das consultoras de estilo Rita Heroína e Renata Falcão para sair do óbvio na hora de incorporar o jeans nos looks de inverno? Nós garantimos: ideias para se vestir -- com muito estilo -- em dias frios não faltarão. Confira!

1. Com botas de cano longo:

As botas de cano longo funcionam como complementos invernais para os jeans: "Ao usá-las, a intenção é justamente deixá-las em evidência e, por isso, a calça jeans precisa ter modelagem bem ajustada ao corpo, para evitar sobra de tecido", ensina Renata.

Use as versões pretas e clássicas para looks mais sóbrios e sofisticados; ou ouse com as brancas ou com estampa de bicho. As botas de cobra são tendência forte deste inverno.

2. Com botas de cano curto:

Uma combinação à prova de erros, sem segredos, mas com alguns truques de styling certeiros: "Com botas de cano curto, prefira jeans com barras curtas, mesmo em modelos com a perna ampla. Barras cortadas e desfiadas atualizam a composição e imprimem estilo urbano", completa Renata.

Se optar por usar jeans mais folgados, dobre as barras das calças para deixar o visual alinhado.

3. Com sobreposição de blusas de gola alta + camisetas:

Além dos jeans, as camisetas também são queridinhas de looks casuais. Para aquecer a produção com as peças, aposte em sobreposições com blusas de gola alta.

4. Com foco nos acessórios:

Looks simples de jeans e blusa de malha preta ganham ares descolados com acessórios imponentes. Use chapéus e boinas; cintos grossos; óculos de sol; e bolsas e sapatos que tragam as tendências atuais. O look continua básico, mas impactante.

5. Em lavagens e tonalidades claras:

Os jeans escuros são mais populares em dias frios, mas Rita dá a dica: usar lavagens claras traz um efeito visual interessante. "Há pessoas que acreditam que só se deve usar jeans escuro no inverno, e acaba parecendo que está todo mundo de uniforme." Deixe de lado os padrões e não tenha medo de ser criativa.

6. Com blusa de tricô colorida:

As blusas de tricô de cores chamativas ganharam espaço em looks do dia pra lá de estilosos. É a garantia de não passar frio com a certeza de combinações autênticas.

7. Com casaco de pelo fake:

Por serem mais marcantes, os casacos de pelo fake equilibram jeans de corte reto e lavagem clássica: "Esses casacos, atualmente populares em materiais sintéticos por conta da consciência da moda sustentável, tornaram-se peças divertidas e de impacto, que podem trazer para um look básico muita personalidade", ensina Renata.

8. Com peças de tecidos nobres:

Para sofisticar, o caminho mais fácil é investir em itens de materiais nobres, de qualidade e com bons acabamentos. Cetins, crepes, veludos cotelês ou molhados são algumas opções.

9. Com jaqueta puff:

Entre as tendências de casacos para esta temporada, as jaquetas puff são as favoritas do estilo urbano. Ficam estilosíssimas com jeans! Use-as ainda com meias propositalmente à mostra para um visual ainda mais descolado.

10. Com tênis:

O reinado dos chunky sneakers não acabará tão cedo... Os tênis feios do papai, com solados extravagantes, são complementos fashionistas para calças mais básicas. Aposte!

Se não for a sua pegada, aposte nos modelos tradicionais, como os clássicos de lona All Star. Estilo garantido!

11. Com maxicardigã:

Como parecer chique sem esforço? Jeans de cintura alta e cardigã alongado, neutro, com mangas em evidência. Combinada com camisa branca de alfaiataria, botinhas de bico fino e bolsa clássica, a calça jeans forma um look que pode ser tranquilamente levado para o trabalho.

12. Com moletom + blazer masculino:

Para trazer informação de moda ao moletom do dia a dia, que tal arrematá-lo com um blazer masculino, com ombreiras e botões em evidência? A união perfeita entre conforto e modernidade.

13. Com casaco xadrez:

Os casacos xadrezes são onipresentes nas coleções de moda atuais. Combine-os em suas versões de sobretudos, trench coats, casaquetos ou maxiblazers; com jeans pantalona, skinny, retos ou em modelagem cropped.

14. Com sobretudo:

Sobretudos são casacos pesados e exclusivamente invernais. Nas versões mais tradicionais -- em cores neutras, de lã e com comprimento abaixo do joelho -- dão o toque classudo que os jeans merecem em dias mais frios. Finalize o look com malhas de tricô canelado e escarpins.

15. Com casaco fofo de oncinha:

Para não passar despercebida com seus jeans basiquinhos, experimente combiná-los com casacos em animal print -- especialmente os felpudos de oncinha. É a solução mais fácil, contemporânea e fashionista possível.

16. Com jeans de lavagens diferentes:

Invista ainda em combinações de jeans com jeans de tonalidades opostas. A proposta é supermoderna. Se o dia estiver mais frio, aposte em sobreposições, sem tirar o protagonismo do denim. "O jeans traz casualidade e conforto para os dias frios. É um tecido atemporal e que vai bem para todas as idades e gêneros", garante Rita.

17. Nas modelagens favoritas da vez:

Se quiser seguir tendências, dê atenção às modelagens de jeans mais atuais. Entre os favoritos da vez estão:

  • Cropped com as barras desfiadas

  • Pantalona