Topo

Loja vende prato com limite de porção de comida medida por tamanho de jeans

Prato da Macy"s com marca de quantidade de comida - Reprodução/Twitter
Prato da Macy's com marca de quantidade de comida Imagem: Reprodução/Twitter

Da Universa

22/07/2019 19h36

É muito comum que mulheres sintam culpa na hora de comer, por conta das pressões estéticas e da gordofobia a que são submetidas. Uma coleção de pratos da loja de departamento Macy's reforçou essas ideias ao estabelecer a quantidade de comida relacionada ao tamanho e ao modelo de calça jeans que a mulher vestiria, por meio de um desenho feito na louça.

Skinny jeans (modelo mais apertado), Favorite jeans (jeans favorito) e Mom jeans (jeans "da mamãe", modelo de cintura alta que se tornou tendência nos últimos tempos) formam círculos em que a quantidade "delimitada" de porções da comida vai aumentando. As peças foram vistas pela podcaster Alie Ward, que publicou a foto dos pratos em sua conta do Twitter.

Pratos da Macy's com quantidade de comida

Apesar de batalharmos pela diversidade e pelo respeito à variedade de tamanhos dos corpos de mulheres, algumas invenções insistem em associar a alimentação de mulheres à vontade de emagrecer.

Na foto publicada no Twitter, um dos modelos do prato da Macy's "brinca" com esse aspecto, ao relacionar o quanto de comida é servido pela pessoa com a modelagem de calça jeans que uma mulher é capaz de vestir -- da mais apertada à mais folgada. O outro modelo tem as frases Foodie, viciado em comida, e Food coma, quando se come muito, a ponto de passar mal ou, metaforicamente, "entrar em coma", também estabelecendo um limite para os alimentos.

Alie compartilhou a foto dos pratos com o comentário: "Como faço para que esses pratos da Macy's sejam banidos em todos os 50 estados?".

Em resposta à publicação da usuária, a marca afirmou que falhou na venda do produto, e que ele seria eliminado de todas as lojas.