Topo

Ela é youtuber, mas não mostra o rosto: conheça a influenciadora Matilda

Matilda é influencer de beleza, mas não mostra seu rosto em vídeos ou fotos - Reprodução/Instagram
Matilda é influencer de beleza, mas não mostra seu rosto em vídeos ou fotos Imagem: Reprodução/Instagram

Lorena Morgana

Colaboração para Universa

16/07/2019 04h00

Imagine vídeos de beleza com visual minimalista e takes bem enquadrados, narrado por uma voz suave e estável. Resenhas de cosméticos para a pele e maquiagens -- com preferência para sombras e blushes cremosos, batons vermelhos e bastante rímel --, dividem espaço com postagens que mostram o que celebridades e it girls do mundo inteiro usam em suas rotinas. Tudo isso sem mostrar o rosto.

E por que não aparecer ou fazer tutoriais, como todas as blogueiras? Em entrevista para Universa, Matilda conta quer que seus expectadores foquem nas informações sobre os produtos mais do que qualquer outra coisa. "Eu quero que as pessoas sintam como se se estivessem falando com uma amiga, não com alguém que se diz expert, nem que esteja ali só para vender alguma coisa", explica a influencer, que acredita que seu conteúdo é meramente sobre compartilhar o amor que ela tem por produtos de beleza.

Matilda é tão discreta quanto à sua vida fora das redes sociais que sequer revela seu sobrenome ou idade -- diz ter "20 e poucos anos". O que ela nos contou: é australiana, com ascendência inglesa, tem dois gatinhos pretos gêmeos, estudou Direito e Comunicação na faculdade, além de ser completamente apaixonada por beleza, cuidados com a pele e viagens.

Conteúdo com ética

Matilda tem quase 150 mil inscritos em seu canal, e cada vídeo que posta tem, em média, 50 mil visualizações. No Instagram, são aproximadamente 25 mil seguidores. Suas postagens mais bombadas são aquelas em que mostra produtos usados por famosas como Meghan Markle, Miranda Kerr e Kate Middleton.

Além de discreta em relação à sua vida pessoal, a australiana acredita que é preciso ter muita ética para compartilhar conteúdos na internet. "Mesmo quando só uma amiga assistia a meus vídeos, sempre tive um direcionamento moral muito forte. Estava ali para fazer um conteúdo agradável e informativo, e tomo muito cuidado com a linguagem que uso: nunca 'recomendo' alguma coisa, porque sei que as pessoas têm estilos e peles diferentes, então não faço julgamentos sobre algo como 'bom' ou 'ruim'. Foco nas informações e deixo que as pessoas decidam por si", diz.

Ela é enfática quando diz que não criou seu canal para falar sobre o que está na moda ou ser escrava de sua audiência. Em 2017, quando começou a fazer suas resenhas filmadas, Matilda só queria ter um passatempo para aliviar sua cabeça do estresse do trabalho e para se curar de um momento difícil pelo qual estava passando.

"Criei o canal para me divertir e poder explorar minhas habilidades criativas, para além do que já faço no meu trabalho de verdade, fora da internet", conta. "Eu peguei um quadro branco, em um fim de semana, coloquei no chão, posicionei a câmera e, na companhia de meus gatinhos, comecei a filmar os produtos que uso. Lembro-me de ter falado apenas para uma amiga, então ainda fico impressionada com o crescimento do canal", relembra a youtuber.

Estilo minimalista

Apesar de nunca mostrar imagens do seu rosto ou ensinar tutoriais, percebe-se rapidamente que a australiana curte um visual minimalista. Ela raramente usa base facial (e quando o faz, prefere as de cobertura leve), o que geralmente substitui por hidratante facial com cor; corretivo apenas quando extremamente necessário, e se possível, de textura cremosa. Os pontos coloridos de sua beleza ficam por conta de blushes alaranjados cremosos, batons vermelhos, sombras metalizadas cremosas e rímel.

Mas antes de tudo isso, mesmo que ela não esteja na Austrália, onde calor e sol são costumeiros, Matilda nunca dispensa a limpeza da pele e o protetor solar. "Amo meu estilo minimalista e invisto mesmo no skincare. Se eu fosse para um lugar deserto, definitivamente levaria comigo um cleanser, um hidratante e o mais importante: protetor solar", diz.

Ainda que seu estilo seja mais contido, Matilda costuma dizer que ela é uma minimalista com uma coleção nem tão minimalista assim: ela investe em produtos de beleza desde muito cedo. "Adoro testar cores novas, fórmulas diferentes. Geralmente, termino meus produtos de cuidado com a pele mais rapidamente do que maquiagem, só que nunca jogo nada fora. De vez em quando, sempre acabo voltando para aqueles velhos favoritos...", confessa.

Em relação aos "mimos" que recebe de marcas, no entanto, ela diz ser categórica. "Sou bastante seletiva quanto às parcerias e aceito poucos produtos. No fim das contas, só faço publicidade se realmente me diverti com o que testei", defende.

Boa viagem!

Apesar de ser o carro-chefe, nem só de beleza se alimenta o canal de Matilda. Ela adora viajar e sempre publica diários de turista, em destinos como Nova York, nos Estados Unidos, e Victoria, no Canadá. As imagens nestes vídeos são sempre bem escolhidas e enquadradas, com trilha sonora agradável, e edição simples, com o mesmo mood relaxante e clean.

"O primeiro contato que tive com o audiovisual foi graças às minhas viagens. Em meus últimos passeios internacionais, produzi muito material, que estou preparando para publicar aos poucos", promete.

Quando questionada sobre a possibilidade de largar seu emprego fixo para trabalhar somente com YouTube e criação de conteúdo pessoal, Matilda diz que espera poder continuar fazendo vídeos, sem deixar de investir em sua "carreira real".