Topo

Por que usamos a aliança de casamento no dedo anelar da mão esquerda?

Jonathan Brady/Reuters
Imagem: Jonathan Brady/Reuters

Da Universa

15/07/2019 14h01

Muita gente fica ansiosa para o dia em que finalmente terá uma aliança de casamento no anelar da mão esquerda. Mas por que usamos o anel especificamente nesse dedo?

De acordo com uma reportagem da "BBC", a razão para esse ritual de união surgiu há centenas de anos com os egípcios.

Segundo os arqueólogos que investigavam hieróglifos, no Egito, os casais usavam anéis de casamento como um símbolo de eternidade. Para concretizar o "para sempre", eles então decidiram colocar o acessório no dedo anelar da mão esquerda.

O motivo para isso estaria no fato de que existe um "nervo delicado" que liga esse dedo ao coração, segundo o "Mental Floss". Hoje a gente sabe que a função biológica do nosso coração é bombear sangue para o resto do corpo, mas antigamente era visto como o centro das nossas emoções -- hoje em dia não é muito diferente, né?

E não eram só os egípcios que cultivaram esse ritual. Pesquisas indicam ainda que os gregos e romanos acreditavam na existência da "veia moris", "veia do amor", em latim, que desempenharia a mesma conexão cultivada entre os egípcios.

Mesmo que essas veias não existam, os países ocidentais continuaram a cultivar essa tradição. Tanto que até hoje ainda se coloca a aliança de casamento no dedo anelar do noivo e da noiva.

Você sabia?

Inicialmente, só as mulheres usavam alianças. Os homens passaram a usar o anel durante a Segunda Guerra Mundial, quando queriam ter lembranças de suas esposas e filhas por estarem longe de casa.