Topo

Serena Williams rebate críticos de seu ativismo e fala sobre Meghan Markle

Serena Williams após jogo da final feminina de Wimbledon 2019 - Reprodução/Instagram
Serena Williams após jogo da final feminina de Wimbledon 2019 Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa, em São Paulo

14/07/2019 16h59

Mesmo após perder a final feminina de Wimbledon para a romena Simona Halep no último sábado (13), a tenista Serena Williams não se deixou abalar. Durante a coletiva de imprensa, ela se defendeu de críticas feitas sobre seu ativismo -- uma das críticas, inclusive, vindo da lenda do tênis Billie Jean King, que disse que Serena "deveria se concentrar mais no tênis e menos em seu trabalho de ativismo e em ser uma celebridade".

"Tem rolado alguns comentários feitos nas últimas semanas por pessoas como Billie Jean King que talvez você deva deixar de ser uma celebridade por um ano e parar de lutar por igualdade e se concentrar apenas no tênis", perguntou uma jornalista. "Como você responde a isso?". A tenista rebateu: "O dia em que eu parar de lutar pela igualdade e por pessoas que se parecem com você e eu será o dia em que eu estiver no meu túmulo".

Contextualizando a fala de Billie Jean, ela disse: "Ela [Serena] tem negócios, um bebê, ela está buscando a equidade de gênero, particularmente para mulheres não brancas, ela está na Iniciativa de Liderança Billie Jean King, ela e Venus [Williams, também tenista e irmã de Serena] são ambas conselheiras do programa. Isso torna a conquista de um Slam muito mais difícil. Eu gostaria que ela deixasse tudo de lado, porque ela tem pessoas trabalhando nessas coisas. Gostaria que ela apenas se comprometesse pelo próximo ano e meio, dois anos, e dissesse: 'Vou me concentrar só no que é necessário para o meu jogo, para que, quando olhar no espelho na velhice, eu possa lembrar que dei tudo que eu tinha".

Após a entrevista, Billie Jean foi ao Twitter explicar que "nunca pediria a ninguém para parar de lutar pela igualdade. Em tudo o que faz, Serena lança uma luz sobre o que todos nós devemos lutar para alcançar a igualdade para todos".

Apoio de Meghan Markle é "ótimo"

Na coletiva, Serena ainda comentou sobre sua amizade com Meghan Markle -- a duquesa de Sussex, acompanhada de Kate e Pippa Middleton, foi ao torneio torcer pela amiga durante a partida.

"Ela é uma ótima amiga e uma ótima pessoa também. Isso é sempre positivo, não importa o contexto. É tão bom ter pessoas assim", disse, acrescentando que Meghan é "uma grande fã de tênis". A amizade das duas já vem de longe e Serena, inclusive, planejou o chá de bebê da duquesa, em fevereiro deste ano.