Topo

Figurinista revela detalhes de looks de Sandy para turnê "Nossa História"

Sandy e Junior se apresentaram em Recife na sexta-feira (12) - Manuela Scarpa/Brazil News
Sandy e Junior se apresentaram em Recife na sexta-feira (12) Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Talyta Vespa

De Universa

13/07/2019 18h41

Responsável pelo figurino de Sandy em uma das turnês brasileiras mais esperadas do ano, o stylist Luís Roberto de Castro Rios abre o jogo para Universa sobre os conceitos que inspiraram os looks usados pela cantora. Neste fim de semana rolaram os dois primeiros shows de "Nossa História", que reúne Sandy e Junior no palco depois de 12 anos: o primeiro foi em Recife, na sexta-feira (12), e o segundo no sábado (13), em Salvador. Ao todo, são 15 apresentações.

Os três looks usados por Sandy foram idealizados por Luís Roberto e pela consultora de estilo Picida Gonçalves. Desde a primeira reunião com a cantora, que acompanhou todo o processo de criação das peças, até o show, foram dois meses e meio de ajustes.

"As peças foram desenhadas por nós e confeccionadas pela [estilista] Michelly X. A direção da turnê nos revelou as cores que seriam utilizadas no cenário, nós colocamos as ideias no papel e apresentamos para a Sandy. Então, alinhamos juntos. Ela participou de todo o processo de criação", conta. Foi da direção, ainda, a decisão de três trocas de roupa.

Primeiro look: steam punk com anos 1970

sandy - Manuela Scarpa/BrazilNews - Manuela Scarpa/BrazilNews
Imagem: Manuela Scarpa/BrazilNews

"A primeira entrada foi um mix de referências que transitaram pelo "Steam Punk" [com influências da era Vitoriana, medieval] e e pela nostalgia do "Sgt. Peppers", dos Beatles. A contemporaneidade fica por conta dos traços de Street Wear de Londres na base, como na calça de couro", explica.

Luís Roberto aponta o casaco com correntes nos ombros e o brilho na blusa que, segundo ele, se assemelha a uma malha de armadura medieval. "Aplicamos, ainda, pequenas tachinhas de aço e cristais de tons metálicos, para dar bastante brilho".

Segundo look:

sandy - Manuela Scarpa/BrazilNews - Manuela Scarpa/BrazilNews
Imagem: Manuela Scarpa/BrazilNews

O segundo look foi inspirado em uma blusa que a artista usou em seu último show com o irmão, no Maracanã. Luís conta que os stylists transformaram a peça em um macacão justo, preto e com tons azulados, boca larga, bastante brilho.

"Queríamos algo nostálgico, com o qual os fãs se identificassem. Além disso, apostamos no estilo glamour do Studio 54, bastante brilho [famosa em Manhattan, Nova York, nos anos 1970 e 1980]".

Terceiro look: muito brilho e neoplasticismo

sandy - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Para encerrar o show, Luís Roberto e Picida apostaram na explosão de cores. "Nós tivemos como referência as pinturas de Piet Mondrian. Queríamos muitas cores e que, além disso, a peça principal parecesse uma joia", explica.

Mondrian, responsável pelo movimento neoplasticista, apostava em desenhos geométricos e cores primárias em suas obras. O terceiro look de Sandy foi mais chamativo, que combinou com o encerramento do espetáculo.