Topo

Kristin Davis conta como racismo sofrido pela filha adotiva mudou sua vida

Valerie Macon/AFP
Imagem: Valerie Macon/AFP

Da Universa

09/07/2019 14h52

Kristin Davis é mãe de Gemma Rose, de 7 anos, quem adotou em 2011. A chegada da pequena para a família causou mudanças para a percepção da atriz de "Sex and the City" em diversos aspectos da sua vida.

Em entrevista ao "Red Table Talk", programa de Jada Pinkett Smith, a estrela, que mantém sua vida pessoal da forma mais discreta o possível, revelou como criar duas crianças negras mudou sua percepção sobre o assunto.

"Os últimos oito anos abriram meus olhos para o privilégio que tenho como mulher branca. Uma coisa é observar o racismo acontecendo com outras pessoas, e outra coisa é quando é seu filho e você não tem. É algo em que eu penso todos os dias e todas as noites", disse ela, que adotou outro filho há um ano.

Kristin relembrou ainda os comentários feitos, tanto na rede social como na "vida real", pelas pessoas sobre Gemma quando era bebê, em que falavam como ela "seria uma boa jogadora de basquete algum dia".

"Como eles se atreveram a limitar minha filha e fazer essa suposição de forma tão casual? Nosso país é construído de forma institucionalizada e isso fica cada vez mais perceptível ao longo do tempo. Fico cada vez mais horrorizada. É difícil colocar o impacto disso em palavras".

A atriz lembrou uma visita ao parquinho, em que uma criança branca segurou o balanço para uma amiga, enquanto Gemma esperava pela sua vez.

"Isso acendeu um fogo dentro de mim que eu não conseguia ficar relaxada. Eu nunca serei negra, não importa o quanto eu tente. Essa é a verdade, nós brancos temos que aceitar isso. Eu nunca poderei dizer para a minha filha 'eu sei como você se sente', porque essas coisas nunca aconteceram comigo".