Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Archie, filho de Meghan Markle e Harry, rompe tradições com batismo secreto

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa

06/07/2019 12h18

Neste sábado (6), Archie, o primeiro filho de Meghan Markle e príncipe Harry, foi batizado no Castelo de Windsor, na Inglaterra.

Os mais novos pais da família real realizaram uma cerimônia privada dois meses após o nascimento do bebê, como anunciou o Palácio de Buckingham em suas redes sociais na última terça-feira (3).

O responsável pelo batizado foi o arcebispo de Canterbury, Justin Welby. Archie é o sétimo na linha de sucessão à coroa britânica.

"Esta manhã, o filho do Duque e da Duquesa de Sussex, Archie Harrison Mountbatten-Windsor, foi batizado na Capela Privada do Castelo de Windsor em um serviço íntimo oficiado pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby. O Duque e a Duquesa de Sussex estão felizes em compartilhar a alegria deste dia com o público, que tem sido incrivelmente carinhoso desde o nascimento de seu filho. Eles agradecem a gentileza em receber o primeiro filho e comemorar esse momento especial. Sua Alteza Real se sente feliz por ter aproveitado este dia com a família e os padrinhos de Archie", comunicaram os duques por meio do perfil oficial no Instagram.

As fotografias do evento foram feitas pelos olhos do fotógrafo Chris Allerton, o mesmo que fez os cliques da ocasião em que Harry e Meghan mostraram o rostinho do herdeiro pela primeira vez. Os padrinhos escolhidos pelo casal são amigos próximos, mas como afirmou o comunicado, "não são personagens públicos".

Fontes da Casa Real britânica revelaram para a imprensa que a cerimônia contou com a presença de pelo menos 25 pessoas e que a rainha Elizabeth II não esteve presente.

Príncipe WIlliam - Getty Images - Getty Images
Príncipe William é flagrado dentro de carro, chegando ao batizado, de óculos escuros
Imagem: Getty Images

Tiggy Legge-Bourke - Getty Images - Getty Images
Tiggy Legge-Bourke, babá que cuidou de William e Harry, também foi vista no local
Imagem: Getty Images

Kate Middleton e príncipe William chegaram ao local de carro e evitaram a multidão que estava na frente do Castelo de Windsor, segurando placas e esperando algum membro mostrar o rosto. Para a surpresa de muitos, o casal não levou os filhos, George, Charlotte e Louis.

Multidão reunida na frente do Castelo de Windsor para acompanhar o batizado de Archie, filho de Meghan Markle e príncipe Harry - Luke Dray/Getty Images - Luke Dray/Getty Images
Multidão reunida na frente do Castelo de Windsor para acompanhar o batizado de Archie, filho de Meghan Markle e príncipe Harry
Imagem: Luke Dray/Getty Images

Archie quebra tradição dos batizados de bebês reais

Segundo a agência "Reuters", a imprensa britânica não ficou muito feliz com a decisão de Meghan e Harry em manter a cerimônia privada. O casal teria aceitado fundos públicos para o casamento e renovação da casa em que moram, a Fragmore Cottage, mas negou ao público uma visão do bebê e deles chegando à cerimônia.

A decisão vai contra os batizados dos bebês reais anteriores à Archie, como Charlotte, Louis e George, em que príncipe William e Kate Middleton reservaram locais especiais para a imprensa, incluindo a filmagem dos convidados chegando na igreja.

A roupinha

Archie, assim como seus primos George, Charlotte e Louis, deverá usar o vestido de batizado Honiton, uma réplica do modelo encomendado pela rainha Victoria para o batismo de sua primeira filha, Victoria Adelaide Mary Louisa, em 1841.

A peça original, toda de renda na cor creme, vestiu cinco monarcas, entre eles a rainha Elizabeth. Os príncipes Charles, William e Harry também foram batizados nela. O vestidinho original foi aposentado em 2004, após o batizado de Lady Louise Windsor.

O príncipe George foi o primeiro a usar a réplica, em 2013. A peça é tão delicada que tem que ser lavada a mão com água mineral e mantida em um quarto escuro para não ser danificada. Ela foi utilizada pela última vez há um ano, no batizado do príncipe Louis.

A água benta

Pensa que os pequenos príncipes e princesas são batizados com qualquer água benta? Pois saiba que Archie terá sua cabeça molhada por água do rio Jordão, que cruza Jordânia, Israel e Palestina, o mesmo em que Jesus teria sido batizado por João Batista.

Segundo o "Express UK", depois de retirada do Rio, a água é esterelizada e benzida por um grupo de homens religiosos, cujos nomes constam na etiqueta da garrafa.

A pia batismal

Conhecida como Lily Font, a peça sobre a qual bebês reais recebem as bênçãos tem muita história para contar.

A fonte feita de prata dourada é parte da coleção real e, quando não está sendo utilizada, é mantida Jewel House, na Torre de Londres. Ela foi encomendada na mesma ocasião do vestido Honiton: o batizado da princesa Victória.

A pia traz, entre outros adornos, a figura de três querubins voando sobre a imagem da rainha Victória, do príncipe Albert e da princesa real.