Topo

Paradas LGBTQ+ em Londres, Budapeste e Madri lembram Stonewall

Ruas de Londres recebem Parada LGBTQ+ - REUTERS
Ruas de Londres recebem Parada LGBTQ+ Imagem: REUTERS

D Universa

06/07/2019 19h35

Cidades européias coloriram suas ruas com as cores do arco-íris neste sábado (6) para comemorar o orgulho LGBTQ+. Em Londres, Madri e Budapeste, grupos reivindicavam propostas políticas para este público, e protestavam também contra os partidos populistas de extrema-direita.

Os eventos marcaram o 50º aniversário da revolta da Stonewall em Nova York, contra a perseguição policial e que foi um ponto de virada no movimento moderno dos direitos homossexuais.

Em Londres, a estrela do filme "O Senhor dos Anéis", Sir Ian McKellen, e o cantor e compositor Sam Smith estiveram entre as multidões que assistiram as acrobacias aéreas do icônico Red Arrows.

Sam at Pride ?? These make me so happy

Uma publicação compartilhada por sam smith fanpage ? (@addictedsam) em

Espanha tem protesto contra conservadores

Em Madri houve intenso protesto depois que o Partido Vox ganhou as eleições nacionais e locais. As autoridades do grupo de extrema-direita, cujos votos foram fundamentais para eleger um novo prefeito conservador no mês passado, propuseram retirar a Parada do Orgulho LGBTQ+ do ano passado para fora do centro da cidade, enquanto sua líder regional Rocío Monasterio disse que as comemorações "diminuem a dignidade das pessoas" e promovem "atos sexuais explícitos nas ruas".

Na capital húngara Budapeste, milhares de pessoas também participaram de uma Parada do Orgulho LGBTQ+, que destacou os pedidos de aceitação e o direito de viver sem medo.