Topo

Deborah Secco e suas lições para a filha: "Felicidade é particular"

Deborah Secco posa com filha, Maria Flor - Reprodução/Instagram/dedesecco
Deborah Secco posa com filha, Maria Flor Imagem: Reprodução/Instagram/dedesecco

Carol Martins para Universa

04/07/2019 19h49

Deborah Secco está vivendo o maior desafio de sua vida: criar uma filha pequena sem reforçar pensamentos machistas ou preconceituosos. Durante um evento realizado em São Paulo na tarde desta quinta-feira (1), a atriz bateu um papo com a Universa sobre o exemplo e os valores que quer passar para Maria Flor.

"A responsabilidade de nós mulheres em criar homens menos machistas é para mim a questão mais importante da minha casa. A gente pinta as unhas da Maria e ela diz 'Vou mostrar para as minhas amigas, ver o que elas vão dizer'. Mas o Hugo (Moura) fala 'Isso não é o importante'. O importante é você se sentir bem e bonita. Temos que nos arrumar por nós, não para os outros", conta Deborah. "A gente tenta mostrar para ela o tempo inteiro que ela pode ser o que quiser ser. Às vezes ela diz que não pode fazer tal coisa porque é de menino. E isso não existe! Existem coisas que te deixam triste ou feliz", pondera.

Dinheiro também é uma questão delicada para se passar para um filho. "Eu tento mostrar para ela, em primeiro lugar, que o meu trabalho é a minha maior diversão. Que é o que eu adoro fazer. Não é mentira, eu sou a pessoa mais feliz do mundo trabalhando. A segunda coisa é que dinheiro é tempo. Devo mostrar para ela quanto tempo temos que gastar para ter aquele dinheiro, quanto isso custa", explica.

"Acho que todos nós sofremos criados numa sociedade altamente machista, onde as pessoas se preocupam muito com a opinião dos outros, o julgamento alheio e acham que a felicidade é o que todos acham que é. A felicidade é algo particular. Para uns é acordar 5h da manhã, para outros é passar o dia na praia", diz Deborah.

"Felicidade não tem receita. O que te faz feliz não me fará feliz e vice versa. Fui criada com dois irmãos pelos mesmos pais na mesma casa e somos muito diferentes nas nossas vontades. As pessoas são diferentes e é muito difícil criar uma filha, talvez a tarefa mais difícil da minha vida. Mas eu vou tentar ser a melhor nisso!", conclui a atriz.