Topo

Papo de vagina

Sintomas menstruais "roubam" 9 dias por ano em produtividade das mulheres

Da Universa

01/07/2019 09h32

Cólicas, dores de cabeça, mudanças de humor não são vilãs somente na rotina pessoal das mulheres no período da menstruação. Segundo estudo publicado na semana passada na revista científica "BMJ Open", elas perdem quase nove dias por ano em produtividade por causa desses sintomas.

A pesquisa foi realizada com 32.748 mulheres holandesas entre 15 e 45 anos, de julho a outubro de 2017. Foram calculados os dias em que elas perderam total ou parcialmente em trabalho e estudo por estarem se sentindo mal

Quase um terço das pesquisadas (31%) teve de ir a um clínico geral para aliviar os sintomas e uma em cada sete delas (14,4%) foram ao ginecologista.

Ao todo, 4.514 mulheres tiveram de se ausentar do trabalho ou da escola durante o período menstrual e 1.108 delas relataram ter o problema em todos ou quase todos os ciclos menstruais.

De acordo com a pesquisa, as mais jovens -- com menos de 21 anos -- são três vezes mais propensas a pedirem dispensa do trabalho que as mais velhas. Ao todo, 81% relataram que não pedem licença, mas se sentem muito menos produtivas.

Papo de vagina