Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Por que Marquezine e Bündchen estão com foto azul misteriosa no Instagram?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa

01/07/2019 14h54

Se você acompanha a vida dos famosos com frequência no Instagram deve ter percebido que alguns deles mudaram sua foto de perfil no aplicativo, usando agora apenas um ícone com a cor azul. Entre essas personalidades estão Bruna Marquezine, Gisele Bündchen, Demi Lovato, Naomi Campbell, entre outras.

O motivo para essa mudança é de alcance internacional em solidariedade aos ativistas e vítimas do Sudão, país africano localizado no litoral do Mar Vermelho. Em meio a uma crise humanitária, muitos famosos se manifestaram contra o atual governo.

Bruna e Bundchen - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Com centenas de mortes executadas pela junta militar, há dados ainda que mais de 500 mulheres no país tenham sido vítimas de violência sexual.

O número não é certo, já que o governo local está tentando impedir a propagação desses casos. Afirma-se que a população do Sudão teve a internet desligada para evitar a disseminação do que que está ocorrendo por lá nas últimas semanas.

Por trás do #BlueForSudan está Mohammed Mattar, um estudante sudanês vítima de um genocídio ocorrido no dia 3 de junho desse ano, em que o mesmo tentava proteger duas mulheres durante o caos numa sede militar, se tornando um ícone para a resistência no país.

Em sua homenagem, diversos amigos e familiares passaram a usar a foto do jovem em seus perfis e mais tarde foi criada hashtag em questão, devido ao fato dessa cor ser a sua preferida e ter sido sua foto de perfil durante anos em suas redes sociais.

O intuito para que pessoas famosas, como Bruna Marquezine e Gisele Bündchen, usem essa imagem é para trazer visibilidade para o conflito, amplamente disfarçado em noticiários mundiais. A cantora Rihanna também se posicionou sobre a série de violências.

"Eles estão atirando nas casas das pessoas, estuprando mulheres, queimando corpos, jogando no Nilo como vermes, atormentando pessoas, urinando nelas, fazendo-as beber água de esgoto, aterrorizando as ruas. Além de impedir os muçulmanos de irem à oração. Há um apagão da internet! Por favor, compartilhe. Conscientize-se."