Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Nicole Kidman faz 51 anos hoje; relembre seis discursos dela por igualdade

Nicole Kidman - Lars Niki/Getty Images for The Academy of Motion Picture Arts & Sciences
Nicole Kidman Imagem: Lars Niki/Getty Images for The Academy of Motion Picture Arts & Sciences

Da Universa

20/06/2019 15h37

Quando você pensa em Nicole Kidman, que filme te vem à cabeça?

A atriz, que traz no currículo um Oscar e quatro Globos de Ouro, também é dessas celebridades engajadas em causas importantes. Todos os anos participa de pelo menos uma produção dirigida por mulheres. Sua personagem Celeste, a mulher rica com uma vida aparentemente perfeita em "Big Little Lies", enfrenta um problema muito comum: a violência doméstica. E foi pensando na força de seu discurso e representatividade, que Nicole aceitou interpretar a personagem da série da HBO.

No dia em que ela completa 51 anos (acredite se quiser), reunimos alguns de seus manifestos mais importantes quando o assunto é representatividade feminina e igualdade de gênero. Confira:

Mais mulheres, sim

"Dos filmes dirigidos em 2016, segundo o Women in Filmming, 1,2% foram dirigidos por mulheres. Só 193, das 4 mil séries para a TV, foram dirigidas por mulheres. Estes números dizem tudo. Estas estatísticas falam de algo muito importante hoje. Como atrizes, temos que apoiar as diretoras mulheres. Tenho esperança que este cenário mude ao longo do tempo. E quando alguém disser que é tão difícil, vamos poder dizer que não é", disse durante o Festival de Cinema de Cannes, em 2017

Precisamos falar de violência doméstica

"Às vezes, como atriz, você tem a chance de mandar uma grande mensagem, e a nossa foi colocar em evidência o abuso doméstico. Ela existe mais do que nos permitimos saber. É cheia de vergonha e segredo, e vocês me darem esse prêmio coloca ainda mais em evidência essa doença. Então, muito, muito obrigada!", discursou durante o Emmy, em 2017.

Direitos iguais

A ideia de que homens e mulheres são iguais está no meu DNA. Fui criada por uma mãe feminista e por um pai muito parceiro. Foi nesse papel que entendi as barreiras que as mulheres ao redor do mundo estão enfrentando. Tenho focado em passar minha mensagem a mulheres que são sobreviventes de violência. As histórias que tenho escutado me chocaram muito e me mudaram para sempre", escreveu Kidman em artigo para a revista "Net-a-porter".

Feminista

"Sempre tentei ser uma mulher que protege outras mulheres. Eu tenho uma irmã, filhas, amigas, e fui criada por uma mãe feminista. Ser feminista não significa que você odeia homens, só significa que nós precisamos nos proteger e ajudar umas às outras. Eu quero que as mulheres saibam que estou do lado delas, porque, às vezes, ser mulher é difícil e recebemos mais críticas do que fazemos. Somos julgadas com mais rigor do que os homens, e é por isso que a camaradagem é importante", declarou ao Daily Mail.

Beleza natural

"Não fiz cirurgias. Infelizmente, experimentei Botox, mas me livrei disso e agora posso finalmente movimentar o meu rosto", contou ao jornal italiano La Repubblica.

Maternidade

"O que eu adoro de ser mais velha, e especialmente de ser uma mãe mais velha, é a paciência que você adquire e a sabedoria que isso acarreta. O que aprendi como mulher e como ser humano foi muito benéfico para a capacidade que tenho agora de criar meus filhos. O outro lado da moeda é que você não tem a energia física, mas tem a energia mental. Renunciaria minha vida por meus filhos", revelou ao El Pais.