Topo

Precisamos falar sobre estupro: 6 títulos da Netflix que tratam do tema

A história de Daisy Coleman é contada no documentário "Audrie & Daisy" - Reprodução/Facebook
A história de Daisy Coleman é contada no documentário "Audrie & Daisy" Imagem: Reprodução/Facebook

Da Universa

19/06/2019 04h00

"Mentirosa", "vadia" e "idiota" foram alguns dos xingamentos ouvidos pela estudante americana Daisy Coleman, depois que ela denunciou ter sido estuprada por vários adolescentes, entre eles, o filho de uma família influente da cidade de Maryville, no Missouri, Estados Unidos. A perseguição não parou por aí: a casa de sua família foi incendiada.

A história de Daisy faz parte do documentário "Audrie e Daisy", disponível na Netflix, que fala do estupro cometido contra ela e outra jovem, Audrie Pott. Audrie se suicidaria oito dias depois.

Listamos esse e outros cinco títulos da Netflix que contam histórias de estupros e mostram a descrença com que as denúncias são tratadas, além das consequências avassaladoras na vida das vítimas. Veja:


"Audrie & Daisy"

O documentário conta a história de duas garotas americanas, Audrie Pott e Daisy Coleman, de 15 e 14 anos, respectivamente, que foram estupradas por rapazes que consideravam seus amigos. Depois que elas o denunciarem, sofreram ainda agressões da comunidade onde todos viviam. Fotos de Audrie sofrendo a violência foram compartilhadas na internet, o que contribuiu para que ela se enforcasse oito dias depois. Daisy teve sua casa incendiada.

"O Silêncio do Céu"

silencio do céu - Divulgação - Divulgação
Carolina Dieckmann em cena do filme "O Silêncio do Céu"
Imagem: Divulgação

O filme começa com a cena em que a personagem Diana, vivida por Carolina Dieckmann, é imobilizada por dois homens e estuprada dentro de casa. Ela decide não contar ao marido, Mario (Leonardo Sbaraglia), mas não sabe que ele viu tudo, pela janela, e não fez nada. Diana vai ficando cada vez mais quieta e triste, enquanto Mario trama um plano para se vingar dos estupradores.

"Olhos que Condenam"

olhos que condenam - Divulgação - Divulgação
Cena da série "Olhos Que Condenam"
Imagem: Divulgação

O mote da série, baseada em fatos reais, é um crime de estupro cometido no Central Park, em Nova York, em 1989, contra a jovem Trisha Meilli. Mostra não apenas a dificuldade em resolver o caso, como o racismo presente no sistema judicial americano. A então chefe da unidade de crimes sexuais da cidade, Linda Fairstein, à frente do caso, decide condenar cinco adolescentes negros que estavam no parque no dia do crime, mesmo sem provas. Eles foram presos e torturados pela polícia, e a injustiça só acabou em 2002, quando Matias Reyes, que já cumpria pena de 40 anos de prisão por outros crimes, confessou o abuso contra Trisha.

"Está Tudo Certo"

Produção original da Netflix alemã narra a vida de Janne (Aenne Schwarz) após ser vítima de um estupro cometido pelo cunhado do seu chefe. O título vem do esforço que a personagem faz para fingir que está bem e superou o trauma mas, nas sutilezas do comportamento de Janne, é possível perceber que ela ainda vive uma dor lancinante.

"Crimes em Déli"

Crimes em Déli - Divulgação - Divulgação
Shefali Shah, protagonista da série
Imagem: Divulgação

Baseado no caso do estupro coletivo cometido por seis homens em 2012 em um ônibus, na capital indiana, a série retoma o crime para mostrar o trabalho de uma policial envolvida com a investigação e seus esforços para encontrar e prender os criminosos. Em 2017, os estupradores foram condenados à pena de morte, e o governo da Índia alterou a lei do estupro, endurecendo as penas.

"The Perfection"

the perfection alisson williams - Divulgação/IMDb - Divulgação/IMDb
Alisson Williams no filme "The Perfection"
Imagem: Divulgação/IMDb

Um aviso para você decidir se quer continuar lendo: esse resumo contém spoilers. A exímia musicista Charlotte, vivida por Allison Williams, conhece a nova mentorada da escola de música em que estudou. No começo, parece se tratar de uma trama motivada pela inveja de Charlotte contra a novata, mas a narrativa caminha para a revelação de que meninas são estupradas pelo dono da escola. O plano de Charlotte é impedir que mais crimes sejam cometidos.