Topo

Calça jeans no trabalho: como levar a peça para o look do escritório

Mainá Belli

Colaboração para Universa

31/05/2019 04h00

Trazer uma peça mais casual como a calça jeans para o trabalho é garantia de muito conforto e versatilidade para encarar os compromissos do dia a dia. Além de, claro, aquela dose de estilo ao look do escritório.

Em algumas empresas com normas mais flexíveis, o uso do jeans está liberado em diversas modelagens e combinações. O importante aqui é se atentar às lavagens, tonalidades e à qualidade das peças: "Quanto mais informal o ambiente, mais você poderá abusar de lavagens estonadas, versões destroyed ou com pequenas tachas. Se o ambiente é informal, mas nem tanto, vale usar modelagens retas, flare ou skinny, em tons fechados como índigo e preto", ensina a especialista de moda Caline Migliato.

A calça jeans não funciona em ambientes formais e com normas mais rígidas -- salvo em exceções, como a casual friday. Na dúvida, vale checar cada uma das regras de vestimenta da empresa em que trabalha. Feito isso, siga as inspirações e se jogue nas dicas e combinações:

1. Use no lugar da calça de alfaiataria

A clássica combinação do universo empresarial de camisa social + calça de alfaiataria pode ser tranquilamente substituída, em alguns ambientes, pelo combo camisa neutra + calça jeans. Para não perder a formalidade, combine com sapatilhas de bico fino, bolsa estruturada e mix de correntes delicadas.

Para modernizar a dupla, vale também dobrar a barra da calça de lavagem escura e combiná-la com botas de salto médio. Se o clima pedir, arremate o look com um casaco alongado de tecido nobre.

2. Escolha um modelo à prova de erros

Para quem não quer arriscar o look, Arlindo Grund, consultor de estilo e apresentador do "Esquadrão da Moda", garante que uma opção certeira é usar uma calça jeans sem lavagens diferenciadas, sem rasgos e com o mínimo possível de interferência.

Arlindo afirma ainda que, para manter a elegância e seguir com o nível de formalidade da ocasião, o ideal é usar um modelo de calça com a cintura no lugar ou mais alta.

3. Combine com tons neutros

Outra maneira de sofisticar o jeans no trabalho é usá-lo com blusas e casacos de mesma tonalidade, preferencialmente neutros. A combinação de tons fica discreta, porém elegante e atual. Para recriar e usar todos os dias da semana!

4. Vai usar blazer? Recorra a algo mais

Para diferenciar a combinação do jeans com blazer, use uma versão mais alongada e oversized da peça clássica e arremate-a com um cinto mais largo. Um truque fácil, mas que faz toda a diferença.

5. Dê um toque estiloso com a barra desfiada

Em seu livro digital "Moda em Pauta", Caline Migliato descreve algumas das possibilidades de estilo usados na indústria do jeanswear. Entre elas, as barras desfiadas, que são criadas quando se esgarça com a agulha o barrado. Os fios à mostra dão impressão de acabamento rústico, por fazer.

Este tipo de acabamento deixa a peça bastante informal. "Se o ambiente de trabalho permitir esse nível de informalidade, pode apostar. Busque fazer um contraponto com a parte de cima. Escolha tops comportados como camisas e blusas com modelagens diferenciadas e tecidos nobres para um equilíbrio interessante", comenta.

6. Deixe o jeans skinny mais formal

A calça skinny também pode ser bem-vinda em ambientes mais informais. Fique apenas mais atenta se a peça não está marcando demais o corpo. Na dúvida, use-a em versão mais escura em preta.

Combine-a também com um blazer oversized ou um casaco alongado, cobrindo pelo menos até a altura do quadril.

7. Use o modelo cropped com peças clássicas

Combinado com as peças certas, o jeans cropped também pode ser usado em ambiente de trabalho, especialmente se for minimalista e com cintura alta. Use-o com trench coat e mocassim -- duas peças tradicionais do escritório e que vão manter um estilo mais formal ao look.

9. Invista no jeans flare

Diferente das suas versões cropped e skinny, usar a jeans flare em ambiente de trabalho não tem segredo. A calça de boca larga e com cintura alta é ultrassofisticada e fica ainda mais incrível com botas de bico fino, escarpins ou sapatilhas.

10. Combine com blazer masculino

Comprar peças na sessão masculina pode ser uma surpresa muito agradável para variar o estilo. O blazer com ombreiras, folgado no corpo e sem marcação de cintura é versátil e pode aprimorar o uso da calça jeans para o dia a dia.

11. Misture com peças coloridas

Para quem não abre mão de um toque de cor no look de trabalho, a dica é arrematar a calça jeans com blazers ou casacos coloridos. Aqui é muito importante que as peças tenham bom acabamento e que o tecido seja de qualidade.

12. Saia do óbvio e vá de branco

Quem diria, até a calça jeans branca funciona em looks de trabalho informais. Use a peça com itens clássicos das roupas de trabalho. Trench coat, blusa com bons acabamentos e sapatilha bicolor resolvem a composição com maestria.

13. Faça sobreposições fashionistas

É possível adaptar algumas combinações fashionistas até mesmo para o dia a dia empresarial. A dica é usar camadas de roupas mais clássicas, como um suéter por cima da camisa social ou regata de cetim por cima de uma blusa de gola alta.

14. Dê atenção ao penteado

Usar penteados como coques ou rabos de cavalo mais arrumadinhos também ajuda a dar um toque formal ao visual. Um truque fácil, que leva apenas alguns minutinhos, mas que faz toda a diferença.