Topo

Aborto legal: tatuador inglês tatuará "pró-escolha" de graça em mulheres

Tatuagem de Patrick Bates - Reprodução/Instagram
Tatuagem de Patrick Bates Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa

27/05/2019 15h46

Nunca se discutiu tanto sobre aborto quanto nos últimos dias. Com leis restritivas em alguns estados dos Estados Unidos e também na Irlanda, o assunto causou polêmica e fomentou uma onda de protestos por todo o mundo.

O tatuador Patrick Bates, que mora na Inglaterra, decidiu apoiar o direito de escolha das mulheres com uma ação inspiradora.

No próximo dia 2 de junho, durante um evento de tatuagem, ele fará desenhos gratuitos para todos que estiverem dispostos a marcar na pele a frase "pro choice" (pró-escolha, em inglês).

O termo é usado para representar as pessoas ou movimentos sociais que defendem a liberdade individual das mulheres em relação ao aborto.

Além disso, quem participar poderá doar a quantia que quiser e todo o valor arrecado será revertido para a NARAL, uma organização americana que atua diretamente como oposição nas leis restritivas ao aborto.

"Eu continuava vendo e ouvindo histórias sobre o que estava acontecendo na América com relação às leis do aborto. Parecia algo saído de um romance distópico. Minha família é descendente de irlandeses e argentinos e eu joguei basquete nos Estados Unidos por cinco anos na adolescência, então o assunto em cada um desses países me tocou bastante. Eu comecei há três anos e agora tenho uma plataforma online que alcança pessoas de todo o mundo, então pensei em usar essa plataforma para falar sobre o que estava acontecendo e, com sorte, conscientizar o público sobre tudo isso", contou o tatuador em entrevista ao jornal inglês "Metro".

Segundo ele, inicialmente a ideia era que o desenho fosse feito sem custo nenhum, mas muita gente decidiu doar algum valor em dinheiro para ajudar organizações que defendessem a causa.

"Espero tatuar pelo menos 30 pessoas no dia. Eu pensei em me oferecer para escrever as palavras e tirar uma foto e enviar o arquivo para quem quisesse de graça e eles podem tatuá-lo onde moram", disse Patrick. "Minha assistente enviou o desenho para cerca de 300 pessoas até agora. Nunca esperei que tantas pessoas quisessem fazer a tatuagem", admitiu.