Topo

Por que ingrediente do esfoliante da marca de Kylie Jenner causou polêmica?

Reprodução/Instagram/@kyliejenner
Imagem: Reprodução/Instagram/@kyliejenner

Gustavo Frank

Da Universa

20/05/2019 04h00

Na última semana, Kylie Jenner anunciou o lançamento da sua própria linha de produtos para a pele, a Kylie Skin. Todo mundo ficou bem animado, visto que seu império de beleza é um sucesso, mas algumas polêmicas logo surgiram com o anúncio do esfoliante facial.

O produto, como ela mesma mostrou em um vídeo publicado nas redes sociais, é feito com nozes: "Esse é meu segredo de beleza", afirma ela na gravação. A empresária diz, ainda, que o ingrediente usado é um "pó fino de nozes".

Kylie garante que o produto pode ser usado diariamente. Mas muita gente foi ao Twitter para relatar problemas que tiveram ao usar outros cosméticos com nozes. Nos depoimentos, houve queixas de que esse ingrediente, quando usado com frequência, pode deixar a pele sensível e com vermelhidão.

Apesar de o lançamento ser só na quarta-feira (22), o esfoliante se tornou alvo de críticas pesadas nas redes sociais. Mas será que essas reclamações têm fundamento?

O dermatologista Caio Lamunier, do Hospital das Clínicas de São Paulo, esclarece a polêmica: "Como as cascas das nozes são duras, teoricamente elas são um bom ingrediente para um esfoliante, porque com as micropartículas é possível 'lixar' bem a camada morta da pele. Mas se não for corretamente preparado, esse esfoliante pode ser grosseiro".

O dermatologista explica que, normalmente, as nozes seriam usadas em produtos para o corpo, que tem a pele mais espessa. "A face, a pálpebra e as peles mais finas podem acabar machucadas. Pode haver irritação e vermelhidão. Mas se a pele não for muito fina, o produto pode ser usado", afirma Lamunier, que ainda faz um alerta: quem tem alergia ao ingrediente deve ficar longe desse cosmético.

Ainda de acordo com o médico, não se deve esperar benefícios nutritivos a partir do uso das nozes em produtos dermatológicos. "Comer nozes pode trazer benefícios para a pele, já que elas têm nutrientes que melhoram sua qualidade, como substâncias antioxidantes. Mas passar nozes no rosto não traz benefício nenhum. A pele não é capaz de absorver esses nutrientes diretamente."