Topo

Camiseta branca: 13 ideias de estilo para variar o look com a peça básica

Da Universa

17/05/2019 04h00

A camiseta branca -- peça mais democrática, prática e básica do armário -- ganha dezenas de novas combinações com apenas alguns artifícios fashionistas e doses de criatividade.

Para Arlindo Grund, consultor de moda e apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT), não faltam opções de truques de styling para dar novos usos às camisetas brancas: "desde dar um nó na lateral da peça até compor os looks com acessórios poderosos. O estilo e a personalidade da pessoa que dirão qual melhor caminho a seguir", comenta.

E, como grande prova da versatilidade da peça, fique com 13 maneiras criativas de usar camiseta branca:

1. Versão cropped

A versão cropped da camiseta branca é opção certeira para ser usada com saias ou calças de cintura alta e agregar modernidade ao look. Se a ideia for manter a silhueta acinturada, arremate o combo com uma jaqueta jeans também cropped e um cinto com maxi-fivela.

2. Como vestido

Camisetas alongadas também podem fazer a vez de vestidos e dar mais um novo uso à peça. Para deixar o look sofisticado, arremate com um blazer na altura do quadril e abuse do mix de acessórios dourados e prateados.

3. Em looks arrumadinhos

Arlindo Grund garante ainda que é possível usar a camiseta branca em looks que exijam certa sofisticação: "a primeira coisa é agir com naturalidade. Assim você passará a sensação que que está acostumada a fazer esse tipo de look. Trazer elementos mais fortes como saias ou blazers podem ajudar a sofisticar o descontraído", completa o especialista.

Nos pés, duas opções de sapatos que vão complementar composições mais sofisticadas com a camiseta branca são sandálias com tiras finas e delicadas ou ainda os clássicos escarpins de salto médio e bico fino.

4. Por cima da saia mídi

Para fugir do óbvio e desapegar da silhueta marcada, aposte na camiseta oversized por cima de uma saia mídi lisa ou estampada. Um look para quem gosta de opções ousadas e pra lá de criativas.

5. Com bermuda ciclista

Seguindo a mesma proposta, mas de maneira mais descolada, combine a camiseta branca alongada por cima de bermuda ciclista -- uma das tendências desta temporada. Arremate com itens igualmente moderninhos, como maxiblazers ou casacos que acompanhem o comprimento da camiseta.

6. Combinada com colares

Uma das dicas de styling da designer de moda Priscila Perassi é "usar a camiseta arrumada pra dentro da calça ou shorts de cintura alta e arrematar com correntinhas em vários comprimentos". As cascatas de colares com pingentes vão tirar o ar básico da peça, adicionando um toque de delicadeza para a composição.

7. Com um nozinho

É claro que não podemos deixar de lado o mais icônico dos truques de estilo com a peça: o nozinho na ponta da camiseta. Para um look clássico e atemporal da cabeça aos pés, combine a t-shirt com uma calça jeans de lavagem tradicional e um tênis branco. À prova de erros!

8. Destaque nas costas

E que tal transpor o nozinho para a parte de trás da camiseta? O truque é original e deixará todo destaque do visual para as costas. Incrível como apenas um detalhe pode mudar a composição e modernizar a proposta básica da peça, né?

9. Camiseta branca + top preto

Já pensou em adicionar um top preto por cima da camiseta branca oversized? Aqui vale usar a t-shirt como vestido para um visual desconstruído ou por dentro de um shorts de alfaiataria, para uma versão mais sofisticada.

10. Com vestido camisola

A camiseta branca usada por baixo de slip dresses agrega perfume anos 90 à produção, deixando-a divertida e pronta para os compromissos mais informais do dia a dia.

Para trazer informação de moda, use o vestido com uma estampa atual, como versões coloridas de xadrez ou animal prints mais maximalistas.

11. Com macacão ou macaquinho

A lógica da sobreposição com vestidos também vale para macacões e macaquinhos de alça fina. Opte por uma peça acinturada e finalize o look com uma botinha para um estilo mais despojado ou com uma sandália fina para uma versão mais chique.

12. Meio a meio

Sabe aquele truque fácil, mas que faz toda a diferença? O esquema é ajustar apenas um dos lados da camiseta por dentro da calça e deixar a outra metade da peça soltinha. A assimetria garantirá uma combinação original e pra lá de charmosa!

13. No trabalho

É possível sim usar a camiseta branca no look de trabalho com maestria e Priscila Perassi dá a dica: "combine a peça com uma calça em tecido mais encorpado, com um blazer pra deixar o look menos informal e arremate com acessórios sofisticados", comenta.

Se o ambiente de trabalho for mais descontraído, vale usar uma botinha ou até mesmo um tênis casual. Em caso de maior formalidade, opte por escarpins de bico fino ou mocassins.