Topo

Cate Blanchett completa 50 anos: os momentos da atriz para ler no replay

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

14/05/2019 17h28

Cate Blanchett é dessas estrelas inspiradoras. Mãe, atriz premiada e engajada em questões de diversidade. Não à toa foi a primeira mulher em quatro anos a presidir o júri do Festival de Cinema de Cannes, em 2018, depois da diretora neozelandesa Jane Campion.

A australiana também é figura ativa no seu país, tanto que em 2007 tornou-se embaixadora do Australian Conservation Foundation, que tem como objetivo mobilizar a população para que expressem suas preocupações em relação às alterações climáticas.

E no dia em que ela completa 50 anos (muito bem vividos), a gente lista cinco momentos da sua carreira que merecem ser lembrados no replay!

Colecionadora de estatuetas

Em tempos que se destacam os movimentos pela igualdade salarial em Hollywood e há mais diretoras femininas nas principais premiações, Cate traz no currículo três Globos de Ouro, uma Copa Volpi de melhor atriz no Festival de Veneza e dois oscars: em 2005 por seu papel como Katharine Hepburn em "O Aviador" e em 2014 por "Blue Jasmine", de Woody Allen.

Engajada

Ao lado de outras 300 atrizes, incluindo nomes como Natalie Portamn e Meryl Streep, faz parte da iniciativa Time's Up, lançada em 2018. O projeto tem como objetivo enfrentar o assédio em Hollywood.

#FazendoaDiferença

Há dois anos participou ativamente da campanha #ComOsRefugiados. A atriz usou suas redes sociais para pedir apoio a petição, que alertava chefes de Estado sobre a necessidade de oferecer proteção e direitos para refugiados, incluindo projetos de educação para as crianças.

Na linha de frente

No ano passado foi a 12ª mulher da história a presidir o júri do tradicional Festival de Cinema de Cannes em quatro anos. Antes dela a diretora neozelandesa Jane Campion havia assumido a bancada pela última vez.

Defensora dos direitos humanos

Seu trabalho ativo em direitos humanos, em especial com os refugiados, lhe rendeu em 2018 um prêmio Crystal Award durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.