Topo

Mães têm taxa de autoestima maior do que mulheres sem filhos, aponta estudo

Pesquisa aponta autoestima elevada das mulheres que são mães - Getty Images
Pesquisa aponta autoestima elevada das mulheres que são mães Imagem: Getty Images

Da Universa

10/05/2019 13h22

No estudo inédito "O que as mulheres querem - Mães", a Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, fez diversas perguntas a 410 mulheres, de diferentes segmentos, sendo 189 mães e 221 sem filhos. A conclusão foi: 35% das mães entrevistadas consideram sua autoestima acima da média, enquanto 21% das mulheres sem filhos pensam o mesmo. E mais: 12% das mães veem sua autoestima abaixo da média, ante as 22% sem filhos com a mesma opinião.

Uma das interpretações que a Kantar faz sobre esse número é que a chegada dos filhos é um divisor de águas para muitas mulheres. Elas acreditam que esse momento traz maturidade, inspira responsabilidade, mudanças em hábitos antigos o que gera uma sensação de crescimento e confiança.

Além disso, o estudo revelou, que com o passar dos anos, as mulheres se tornam mais confiantes e suas autoestimas crescem.

A mesma pesquisa avaliou quais são os elementos que determinam a autoestima das mulheres: autonomia financeira; autonomia do meu corpo/sexual; liberdade de expressão e pensamento; representatividade e conexões sociais. No caso das mães, esses cinco elementos têm taxas mais similares, mostrando um equilíbrio na importância deles para o amor próprio delas.

Qual o legado que as mães querem deixar?

Nesse estudo, as entrevistadas apontaram também ensinamentos ou aspectos que elas gostariam de transmitir para seus herdeiros. Algumas das principais palavras mencionadas foram respeito, educação, autoconfiança, personalidade e amor. Elas ajudaram a listar alguns dos conselhos que elas dariam para os filhos:

- Seja quem você é;
- Valorize-se;
- Amor próprio é fundamental;
- Amor acima de tudo;
- Estude sempre e bastante;
- Lute para ser feliz;
- Nunca perca sua autoestima;
- Beleza não é tudo;
- Não siga tendências ou padrões, porque eles mudam;
- Lute pelos seus projetos e objetivos;
- Não ligue para o que os outros pensam ou digam de você.