Topo

Tem o cabelo colorido? Veja cuidados para manter o tom e a saúde dos fios

Maisie Williams, a Arya Stark de "Game of Thrones" - Getty Images
Maisie Williams, a Arya Stark de "Game of Thrones" Imagem: Getty Images

da Universa, em São Paulo

26/04/2019 12h58

Maisie Williams, Hailey Bieber, Kylie Jenner e mais: a moda dos cabelos "fantasia", com cores vibrantes como o lilás, rosa e verde água, já conquista famosas e anônimas há algumas temporadas, mas continua firme e forte como uma das tendências capilares mais populares do momento.

Não à toa, desde a quinta-feira (25), adeptas orgulhosas do cabelo rosa passaram a compartilhar no Twitter suas histórias, desabafos e resultados de transformações radicais.

No entanto, já há quem tenha sentido (e passado por uns apertos) com o aspecto dos fios após os processos químicos para atingir a cor desejada. Está nesta situação ou pretende adotar o visual? Confira esta lista de 5 cuidados essenciais para manter a cor e a saúde do cabelo:

1. Procure o produto certo

Vale a pena investir em xampus, condicionadores e finalizadores específicos para cabelos coloridos. Inclusive, há marcas que oferecem opções para quem tem cores fantasia. "Usar máscaras coloridas é importante, pois ela prolonga e retoca a cor, devolve nutrientes e ainda promove o brilho. Elas prolongam a cor por mais tempo, evitando que precise voltar ao salão para o retoque frequente", explica o hairstylist e blogueiro de Universa Rodrigo Cintra.

Importante: fique longe de produtos antirresíduos, que não só desbotam a cor como podem ressecar demais os fios.

2. Acerte o ritmo das lavagens

Lavar o cabelo todos os dias também o desbota mais rápido. Por isso, é melhor espaçar mais as lavagens e evitar o uso de água quente, outro fator que facilita a perda do pigmento. Após a limpeza, em vez de seu condicionador de sempre, opte pela máscara. "Quanto mais escuro [era o fio], maior o ressecamento e os danos. Vale substituir o condicionador pela máscara para potencializar a hidratação", explica a hairstylist Natieli Coghi.

3. Fique de olho no calor

Isso vale para o secador e para o sol. Antes de expor seus fios ao jato quente da ferramenta, ou até à modelagem do babyliss e da chapinha, vá de protetor térmico. Seu uso é imprescindível, segundo Rodrigo Cintra, para manter a cor e a textura das mechas.

Antes de ir à praia ou à piscina, também drible a descoloração aplicando filtro solar capilar.

4. Mate as saudades do seu cabeleireiro

Visitas ao salão devem ser mais frequentes, para que ele possa avaliar o estado dos fios e a necessidade de procedimentos de manutenção e nutrição. São recomendados retoques quinzenais ou mensais, dependendo do caso e da cor, em cabelos descoloridos.

5. Esteja atenta à textura dos fios

Este tópico é especialmente importante para as cacheadas, que podem ter o formato dos fios modificado pela mudança de cor e acabar com curvas mais abertas.

Fique especialmente atenta às mudanças e converse com o seu profissional: nutrição, umectação e reposição de massa, com tratamentos que devolvem queratina e outras proteínas e nutrientes, podem ser necessários para que os cachos recuperem suas formas naturais.

E se eu quiser remover a cor?

Se já cansou do visual, saiba que o processo de remoção do pigmento também é delicado. A decapagem, como é chamada, é uma descoloração mais suave, mas ainda assim pode deixar seu cabelo mais ressecado e/ou fragilizado. Por isso, é importante mantê-lo hidratado e nutrido, para evitar a quebra e a queda.

*Matéria feita com informações publicadas em abril de 2017 e em julho de 2018.