Topo

Probiótico: tratamento no couro cabeludo promete diminuir descamação

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Paula Roschel

Colaboração para Universa

17/04/2019 04h00

O uso de probióticos, microorganismos que em doses adequadas promovem benefícios para a saúde, ganhou destaque na alimentação após a popularização do consumo do kefir e kombucha. E isso foi um passo para que tais bactérias benéficas fossem usadas nos cosméticos: primeiro em produtos para o rosto e agora como aliadas para cabelos mais bonitos e saudáveis.

Pesquisas científicas seguem a todo vapor para refinar as indicações, mas a aplicação dos probióticos já demonstra bons resultados para problemas recorrentes. "O uso tópico vem como uma esperança para a recuperação do afinamento capilar na calvície, no controle da dermatite seborreica e da psoríase e no aumento do brilho dos cabelos", enumera a dermatologista e tricologista Kédima Nassif, de Belo Horizonte (MG).

Mas como o probiótico pode melhorar sensibilidades e doenças do couro cabeludo? "Eles diminuem a inflamação local e aumentam a imunidade, protegendo o couro cabeludo de proliferação bacteriana indevida. Ou seja, mantêm a área limpa, saudável e sem inflamações", diz a dermatologista e tricologista Mabe Gouveia, da Clínica Valéria Marcondes, de São Paulo.

No spa

Na Europa, a marca francesa Gallinée é referência no assunto. Em suas fórmulas, é usada a água de arroz que, segundo o fabricante, é rica em probióticos. Enquanto os produtos não são vendidos por aqui, em São Paulo, acaba de ser lançado em um spa para cabelos um ritual chamado Hairbiotics. O protocolo envolve a aplicação de probiótico após a lavagem do couro cabeludo.

"Ele equilibra toda a flora local. Assim, faz com que haja diminuição progressiva da oleosidade e seborreia. Até a dermatite fica equilibrada", explica a farmacêutica bioquímica Marcela Buchaim, do Studio Tez, de São Paulo. "Com o uso do probiótico também é potencializado os efeitos positivos do laser de baixa frequência, que também tem função anti-inflamatória", complementa Marcela.

Tendência

Para a esteticista Edy Guimarães, estamos vivendo apenas o começo de uma onda que vai deixar os probióticos ainda mais em evidência -- visto que ainda estão em andamento pesquisas para que os benefícios dos probióticos sejam preservados durante sua aplicação sobre a pele e fios.

"A indústria aponta como tendência o uso de técnicas de proliferação de bactérias boas e neutralização das ruins. Outro benefício, que casa bem com a nossa realidade de mulheres vaidosas, é que tais produtos probióticos também podem diminuir a descamação causada por colorações e químicas", explica Edy.

Hairbiotics

O que é? Tratamento capilar realizado em salão que utiliza probióticos no couro cabeludo para equilibrar a flora local.
Resultados esperados: Equilíbrio da oleosidade, da seborreia e da dermatite.
Duração: 1h30.
Quantidade de sessões: Uma sessão semanal. Para protocolo completo, indicação mínima de quatro sessões.
Contraindicação: Não há.
Manutenção: Após protocolo completo, manutenção mensal.
Valor da sessão: R$ 420.