Topo

Páscoa: cuidados para ter ao comprar ovos de chocolate com brinquedo dentro

Pais devem sempre conferir se o brinquedo é adequado para a idade dos filhos - Getty Images/iStockphoto
Pais devem sempre conferir se o brinquedo é adequado para a idade dos filhos Imagem: Getty Images/iStockphoto

Jacqueline Elise

Da Universa

17/04/2019 04h00

Um fator que pesa na hora de decidir como presentear as crianças na Páscoa é o brinquedo que está dentro do ovo de chocolate. Mas nem todo brinde é adequado para todas as idades --e nem sempre os pais estão cientes disso. A Universa lista como escolher o ovo de Páscoa mais adequado para crianças e quais cuidados os adultos devem ter na hora de comprar:

Selo do Inmetro

"A primeira coisa é que o produto deve ter sempre estampado o selo do Inmetro", diz Hercules Souza, chefe da Divisão de Vigilância de Mercado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). "Segundo, o ovo de Páscoa deve vir sempre acompanhado da informação da faixa etária ou que o brinde não tem restrição de idade, quando é o caso", explica ele.

Por que observar a faixa etária é importante?

A informação da idade é importante pois o que interfere na definição da faixa é se o brinquedo tem peças pequenas ou partes cortantes. "Dependendo da idade do público-alvo, essas partes pequenas podem não ser indicadas, pois as crianças podem pôr na boca e engolir ou engasgar", diz.

Embalagem também pode ser perigosa

Preste atenção na forma como o ovo é embalado: "A embalagem e os acessórios também podem apresentar riscos para as crianças, como tiras, barbantes, grampos e pedaços de plástico, que as crianças podem colocar na boca ou se machucar". Portanto, esteja junto com a criança na hora de abrir o ovo, ajude-a e não deixe que ela lide com algo que possa machucá-la ou ser engolido.

O que fazer se o ovo não for adequado?

Caso os adultos percebam que algum produto não segue as normas ou representa risco para as crianças, procure os canais de comunicação do Inmetro ou do Procon para denunciar irregularidades.

Tem que saber dizer "não"

A psicóloga especialista em terapia cognitiva Milene Rosenthal explica que o presente sempre precisa estar de acordo com a idade da criança --e que, caso o brinde seja muito avançado para a idade dela, é preciso saber dizer"'não". "Se a criança quer um ovo, mas não tem idade suficiente para brincar com o brinquedo que vem junto, sugira outras alternativas e explique: 'Esse aqui não é ideal para você, vamos escolher outro?'".

Cuidado com o consumismo sem propósito

Segundo a psicóloga, uma boa ideia é não deixar a criança dar tanta importância ao brinquedo do ovo de Páscoa. "Os pais podem usar a data para criar outras atividades: espalhar ovos coloridos pela casa para as crianças procurarem, por exemplo. Senão fica tudo girando em torno do consumismo e dessa ansiedade de atender a vontade da criança de ganhar um brinquedo, um presente".