Topo

1 em cada 5 pais não está presente no nascimento do filho, revela estudo

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da Universa

17/04/2019 14h28

Uma nova pesquisa revelou que um em cada cinco pais não está presente no nascimento do filho -- e um a cada 10 perdeu a chegada dos dois, ou mais, bebês que a mãe deu à luz.

O estudo apresentou as "desculpas" listadas por esses pais para não terem chegado a tempo para o parto. Entre eles estão atraso no trânsito, compromissos profissionais e viagens à trabalho. Outra parte deles estava hospitalizado ou com doenças que os impossibilitaram de estarem presentes.

A desculpa de que estava sendo transmitida uma partida de futebol "importantíssima", como a própria pesquisa se refere, é usada por um em cada cem pais.

Em contraponto, quatro em cada dez mães admitiram que perdoariam seu parceiro por ter perdido o parto devido a circunstâncias imprevistas - e três em dez até apoiavam o fato de que os pais ficassem de fora de fora - caso fosse a escolha deles.

"A maioria das mães é incentivada a fazer planos de parto - mas, como mostra este estudo, nem todos os partos seguem o plano", disse Siobhan Freegard, porta-voz do site ChannelMum.com, que realizou o estudo com dois mil pais.

"Enquanto a maioria dos pais está desesperada para ver seu filho nascer, alguns admitem que não lidam bem e optam por ficar longe - enquanto em outros casos as mães preferem o apoio de outros membros da família como a mãe, irmã ou até mesmo um melhor amigo. Decidir quem está com você quando dá à luz é uma das decisões mais pessoais que você toma e não há resposta certa ou errada", complementa.