Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Katie Bouman sofre onda de ataques machistas na internet e colega a defende

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Da Universa

12/04/2019 15h32

Nessa semana, muita gente conheceu Katie Bouman, uma das cientistas responsáveis pela imagem do buraco negro, liberada na última quarta-feira (10). No entanto, o fato de que uma mulher tenha feito parte dessa equipe parece ter "incomodado" algumas pessoas, o que fez Harvard Andrew Chael, colega da jovem, sair em sua defesa no Twitter.

O estudante, que tirou a foto viral de Katie em que ela aparece ao lado dos HDs, se manifestou por meio da rede social sobre a onda de ataques machistas que a amiga vem sendo alvo, detalhando como o trabalho dela foi importante para desenvolver um algoritmo para capturar a imagem.

"Embora eu aprecie os parabéns por um resultado que eu trabalhei duro por anos, se você está me parabenizando porque você tem uma vingança sexista contra Katie, por favor, vá embora e reconsidere suas prioridades na vida", escreveu ele, após protagonizar uma fake news de que ele seria o responsável por 90% do trabalho.

Em meio a sua justificativa, Chael colocou Katie como um "exemplo de liderança feminina" e afirmou que o projeto "nunca teria funcionado sem as contribuições dela e trabalho de muitos outros".

"Existem cerca de 68.000 linhas no software atual, e eu não me importo com quantas delas eu criei pessoalmente. Essas críticas surgiram porque algumas pessoas estavam chateadas pelo fato de que uma mulher foi o rosto dessa parte da história", escreveu ele, que estranhou o reconhecimento por ser assumidamente gay. "Foi irônico que eles tenham me escolhido".