Topo

Professora é demitida após ter foto de topless espalhada por um aluno

Lauren Miranda está processando o colégio Bellport Middle School. Ela alega discriminação de gênero - Reprodução/Twitter
Lauren Miranda está processando o colégio Bellport Middle School. Ela alega discriminação de gênero Imagem: Reprodução/Twitter

Da Universa

06/04/2019 15h57

A professora Lauren Miranda, de 25 anos, foi demitida da escola onde trabalhava, a Bellport Middle School, em Long Island, Nova York, após um aluno conseguir uma foto dela sem sutiã.

No começo do ano letivo, Lauren foi chamada para uma reunião com o diretor da escola e outros colegas, na maioria homens. A foto dela de topless foi exibida para todos na sala, na tela de um computador. Na hora, a professora disse que tinha tirado a foto e enviado apenas para um ex-namorado.

Segundo o jornal americano The New York Times, Lauren se sentiu humilhada e garantiu que aquele foi o pior dia de sua vida. A demissão aconteceu formalmente na semana passada, mas, desde janeiro, ela está afastada do colégio por meio de uma licença administrativa.

A professora de matemática pretende processar o colégio e o diretor escolar por causa da demissão. Entre os argumentos, Lauren acusa o colégio de discriminação de gênero por demiti-la em virtude de uma foto pessoal que um aluno conseguiu sem seu consentimento.

Na última quarta-feira (3), a professora e o advogado dela disseram que a escola não teria demitido um professor homem que tivesse passado pela mesma situação.

O superintendente do distrito escolar Joseph Giani, o presidente e o vice-presidente do conselho escolar se recusaram a comentar o caso.

O processo judicial focou no que Lauren teve que ouvir dos chefes homens. Segundo ela, um deles teria dito que ela seria demitida porque não era mais um modelo adequado para os estudantes. Ele teria dito, ainda, que a promoveria antes de ver a foto.

A avaliação de desempenho de Lauren mostra que, no ano passado, ela recebeu a classificação mais alta possível em quase todas as categorias analisadas pelos alunos. O superintendente do distrito escolar disse que uma das razões da demissão da professora é que ela "causou, permitiu ou de outra forma possibilitou" que uma foto inapropriada fosse distribuída aos estudantes.

Ele também afirmou que ela "não tomou medidas preventivas adequadas" para evitar que a foto caísse nas mãos dos alunos.