Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Animais selvagens são vendidos para "enfeitar" redes sociais

O petauro do açúcar é vendido como animal de estimação - Reprodução/Instagram
O petauro do açúcar é vendido como animal de estimação Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa

06/04/2019 16h28

Criaturas selvagens que vivem em florestas tropicais e desertos estão sendo cultivadas e vendidas como animais de estimação domésticos. O motivo? Usuários do Instagram procuram fotos '"fofinhas" para seus feeds, conforme denuncia o "Telegraph".

Instituições que atuam na defesa dos bichos têm alertado que animais exóticos como os petauros do açúcar e as raposas do deserto não são animais de estimação adequados para viver em casas, e que frequentemente são criados em condições cruéis.

Muitos sites permitem que esses animais sejam vendidos por 150 euros (R$ 652), sem nenhuma orientação quanto aos cuidados que se deve ter com eles.

Especialistas informam que esses bichos podem destruir casas e até mesmo morrer de estresse quando retirados de seu habitat natural. Além disso, atentam eles, a compra alimenta o comércio de animais exóticos.

Os petauros do açúcar, que são animais noturnos, vivem em partes da Austrália, Nova Guiné e Indonésia. Já as raposas do deserto são nativas do norte da África, onde são adaptadas para viver em ambientes secos. O transporte deles pode resultar em sofrimento significativo e morte.

Há ainda mais um agravante: quando o comprador percebe que não vai conseguir cuidar desses bichos, eles os abandonam.