Topo

Atriz de "Westworld" sobre violência sexual: "Senti inutilidade e vergonha"

Da Universa

05/04/2019 16h13

Thandie Newton, 46, relembrou o abuso sexual que sofreu quando tinha 20 e poucos anos, em entrevista para a nova edição da revista "Marie Claire" americana.

"É um sentimento de inutilidade, vergonha -- essas coisas são muito difíceis de se mudar. Isso só mostra que, quando se trata de tentar proteger as mulheres e mudar o sistema, em que o patriarcado ainda impera, há muitas questões diferentes com as quais temos que nos preocupar", explicou a atriz da série da HBO "Westworld".

A violência sofrida por Thandie aconteceu justamente no início de sua carreira, durante uma audição envolvendo um diretor que não teve seu nome divulgado. Segundo a atriz, o profissional pediu que ela se tocasse intimamente. Como havia uma assistente de elenco mulher na sala, a artista não relutou em seguir com a cena. Anos mais tarde, ela descobriu que havia sido filmada e que o material fora divulgado.

No bate-papo com a revista, Thandie relembrou que foi ignorada ou tida como mentirosa quando decidiu abrir o jogo para falar sobre o abuso que sofreu. "Eu estava muito ciente de tudo que estava acontecendo. E aí de repente eu me tornei a pessoa que você não quer contratar porque eu posso falar as coisas. Posso ver muitos casos em que eu não consegui o trabalho, mas que também atores e atrizes não queriam necessariamente estar ligados a mim", contou.

Na época, até sua assessora pediu que ela parasse de falar sobre o assunto. "Ela me disse que eu deveria parar de falar sobre ter sido abusada sexualmente porque isso não era bom para a minha reputação."

Nos últimos tempos, Thandie aproveitou para dar voz à sua luta contra a violência e o abuso e produziu o documentário "Liyana", sobre órfãos na África e "City of Joy", que relata a luta de mulheres na Republica Democrática do Congo que sobreviveram à violência sexual.

A atriz também falou sobre a decisão da HBO de igualar os salários de mulheres e homens do elenco de "Westword". "Fiquei inicialmente chocada porque foi um grande salto em relação ao que ganhávamos antes. E durante anos nem me ocorreu de questionar."