Topo

Fofuras

Gatos são capazes de reconhecer seus próprios nomes, revela estudo

Da Universa

05/04/2019 19h31

Agora está cientificamente comprovado: o seu gato realmente te ignora! Um novo estudo realizado no Japão e publicado no "Scientific Reports" na última quinta-feira (4) mostrou que os bichanos são capazes de responder ao som de seus nomes, assim como os cachorros.

Segundo o relatório, os gatos não são capazes de atribuírem significados às palavras ditas pelos humanos, mas se um nome é repetido diversas vezes eles podem compreender que aquela palavra possui um significado especial. Nos 4 experimentos conduzidos pelos pesquisadores com 16 a 34 gatos em cada, os felinos foram colocados para ouvir palavras pela voz de seus donos e de outras pessoas desconhecidas.

As gravações recitaram uma lista de palavras seguidas pelo nome do gato em específico. Pesquisadores disseram que os gatos, em média, começaram a perder o interesse à medida que a lista continuava, mas se animaram, movendo a cabeça ou o rabo, uma vez que ouviram seu próprio nome - mesmo quando a voz de uma pessoa desconhecida os dissesse.

"A partir dos resultados de todos os experimentos, parece que pelo menos os gatos que vivem em casas comuns podem distinguir seus próprios nomes de palavras gerais e nomes de outros gatos", afirma o estudo. O relatório ainda diz que "esta é a primeira evidência experimental mostrando a capacidade dos gatos de entender as expressões verbais humanas".

Entretanto, os pesquisadores alertam: os gatos provavelmente só sabem seus nomes porque estão conectados a receber recompensas ou punições. "Os nomes dos gatos podem ser associados a recompensas, como comida, carinho e brincadeiras, ou com punições, como levá-los a uma clínica veterinária ou a um banho", define a publicação.

via GIPHY

Fofuras