Topo

Papo de vagina

Viajou e sua menstruação desregulou? Saiba por que isso acontece

Estresse também muda a menstruação; veja relatos - iStockphoto
Estresse também muda a menstruação; veja relatos Imagem: iStockphoto

Luiza Souto

Da Universa

04/04/2019 04h00

Acostumada a ficar menstruada num intervalo de 28 dias, a designer criativa Lays Lira estranhou quando seu fluxo deixou de vir por dois meses, enquanto fazia um intercâmbio na Costa Rica, em setembro de 2018. Descartada a suspeita de gravidez, ela, que tem 23 anos, viu tudo voltar ao normal dez dias após a volta para casa, em São Paulo, no fim de novembro.

Mas afinal, por que isso acontece? Especialistas explicam ser normal ficar desregulada durante uma viagem.

"Imaginei que fosse por ansiedade e nervosismo, por estar sozinha e longe de todo mundo pela primeira vez. E meu lado emocional foi bem testado enquanto estive lá. Depois, lembrei de ter acontecido isso algumas vezes, não só em viagens, mas em períodos muito estressantes da minha vida, como vestibular. E ficou tudo bem", conta Lays.

Situações como fuso horário e estresse afetam diretamente na menstruação. Isso acontece porque o ciclo é regulado pelo sistema nervoso central, e tem como "maestro" o hipotálamo, que entre outras funções controla hormônios. É o que explica a ginecologista Fernanda Rodrigues, especialista em reprodução humana pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

"Na maioria das vezes, quando o relógio biológico volta ao normal, o ciclo menstrual regula, e não é preciso fazer nada a respeito, como tomar remédio. Mas se continuar inconstante, a recomendação é investigar se a mulher tem alterações hormonais como tireoide", atenta a ginecologista, da Huntington Medicina Reprodutiva.

menstruação - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A mentruação de Lays Lira ficou desregulada após longa viagem
Imagem: Arquivo pessoal

A psicóloga Andreia (ela pediu que omitíssemos seu sobrenome), 30, também ficou sem menstruar por um mês, mas porque ela quis mesmo. Para aproveitar a praia, emendou a cartela da pílula anticoncepcional, sem fazer a pausa de sete dias. Deu tudo certo durante as férias, mas no mês seguinte vieram as consequências.

"Minha menstruação veio esquisita, uma cor marrom e bem pouco sangue. No terceiro mês, foi muito sangue, mas ficou tudo bem. Não faço mais isso porque me senti muito estranha", relata Andreia.

Fernanda disse que não tem problema emendar uma cartela na outra para não menstruar, mas isso pode, sim, desregular, principalmente após longo período sem fazer o intervalo de sete dias.

"Mas não há uma consequência para a saúde. O recomendável é, quando fizer a pausa, obedecer os sete dias e começar a nova cartela", orienta a ginecologista.

Papo de vagina