Topo

Juiz afirma que sexo conjugal é "direito fundamental" e causa polêmica

Juiz causa polêmica no Reino Unido - iStock
Juiz causa polêmica no Reino Unido Imagem: iStock

Da Universa

03/04/2019 19h01

Um juiz no Reino Unido provocou muita indignação após afirmar que é "direito humano fundamental" para um homem ter relações sexuais com sua esposa.

Anthony Paul Hayden fez os comentários durante uma audiência preliminar em uma ação apresentada no Tribunal de Proteção, instituição voltada para atender casos de pessoas que não têm capacidade mental para tomar decisões por si mesmas. Na ocasião, a audiência tinha como intuito decidir se uma mulher com dificuldades de aprendizagem tinha a capacidade de consentir em relações sexuais com o marido.

De acordo com o "Daily Mail", Hayden afirmou que não poderia pensar "em nenhum direito humano mais obviamente fundamental do que o direito de um homem ter relações sexuais com sua esposa - e o direito do Estado de monitorar isso".

A deputada Thangam Debbonaire, do Partido Trabalhista, respondeu às alegações do juiz afirmando suas afirmações "legitimam a misoginia e o ódio". Debbonaire ainda afirmou que "nenhum homem no Reino Unido tem o direito legal de insistir em sexo" e ainda fez referência à Lei de Ofensas Sexuais de 2003, dizendo que "não ter capacidade para dar consentimento não remove necessidade do consentimento".

O juiz ordenou que nenhuma das partes do caso seja identificada quando comparecer ao tribunal em Londres. O marido chegou a prometer não dormir mais com a esposa - mas o juiz Hayden disse que queria ouvir os advogados antes de tomar uma decisão sobre o caso.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado anteriormente, o nome do juíz é Anthony Paul Hayden. A informação foi corrigida