Topo

Fofuras

Aos 70 anos, mulher decide passar um ano limpando praias na Inglaterra

Pat Smith mora em Cornwall, na Inglaterra - Arquivo pessoal
Pat Smith mora em Cornwall, na Inglaterra Imagem: Arquivo pessoal

Da Universa

03/04/2019 15h30

Pat Smith é dessas pessoas que merecem a nossa admiração. A senhora de 70 anos, que mora na Cornualha, na Inglaterra, tomou uma decisão no Réveillon de 2018: iria limpar as praias locais todas as semanas durante um ano.

"Comecei no dia 1º de janeiro. Fiz a limpeza toda semana por um ano e, em algumas momentos, cheguei a ir duas vezes", contou ela, em entrevista à "People".

De acordo com a publicação, ela chegou a coletar cerca de 13 mil unidades de lixo das areias durante as mais de 104 horas que dedicou à limpeza. "Estava decidida a fazer de qualquer forma: como e onde eu conseguisse", disse ela, que percorreu cerca de 640 quilômetros na costa da Cornualha. "Quando se está focado, não dá para desligar".

Pat Smith contou que o plástico descartado foi de longe o que ela mais encontrou nos lugares que visitou, assim como redes de pesca. "A grande maioria eram itens usados todos os dias, como tampas de garrafa, tampas de pasta de dente e garrafas de água quebradas", explicou.

Pesquisa recente divulgada pela Organização das Nações Unidas mostrou um dado alarmante: 80% de todos os resíduos jogados no oceano são feitos de plástico. E tem mais. Estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabem nos mares todos os anos -- o que equivale a um caminhão com dejetos descartados na água a cada minuto.

Com o desafio, Pat Smith também levantou a atenção para outro problema ambiental grave: o uso de canudos. Tanto é que desenvolveu um projeto para criar canudos feitos com palha.

Na conversa com a "People", Pat contou, ainda, que os netos, Wilfred, 11 anos, Megan, 9, Sam, 7, e Jasmine, 4, foram sua grande inspiração, já que ganhou uma turma de ajudantes. "Meus netos são absolutamente fantásticos. Eles estão sempre me chamando e dizendo: "Vovó, encontrei plástico. Vó, mais plástico. Recolhi uma grande quantidade desse material, posso te garantir."

Fofuras