Topo

Artistas criam "afromojis", emojis com cabelo crespo para homens e mulheres

"Afromojis" incluem diferentes comprimentos de cabelos para homens e mulheres negros e de pele clara - Reprodução/Instagram
"Afromojis" incluem diferentes comprimentos de cabelos para homens e mulheres negros e de pele clara Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa

01/04/2019 11h08

A Unicode -- empresa responsável pela criação dos emojis -- pode ter anunciado um pacote de novos ícones que inclui casais inter-raciais, orelhas com aparelho auditivo e pessoas em cadeiras de roda -- mas ainda falta muito para que as famosas figurinhas usadas no Instagram e no WhatsApp realmente representem seus usuários.

Por isso, as norte-americanas Rhianna Jones e Kerrilyn Gibson decidiram criar os "afromojis", opções de personagens com diferentes variações de cabelo crespo -- tanto homens quanto mulheres.

As novas figurinhas, desenvolvidas por Jones, trazem fios crespos desde os tons mais escuros e em pessoas negras até o cabelo loiro, em pessoas de pele clara. Veja:

Segundo o "The New York Times", a dupla planeja propor a inclusão de seus emojis à Unicode e, para isso, lançou um abaixo-assinado na plataforma Change.org, que já conta com quase 23 mil assinaturas em quatro dias.

"Os emojis são uma linguagem universal. Internautas afro-cabeludos como eu, no entanto, não têm nenhum emoji que represente nossos cabelos ou identidades culturais. O cabelo afro é lindo e nosso emoji deve refletir isso", escreveras as duas, na petição.

Segundo o jornal norte-americano, a Unicode aprova todos os emojis propostos, desde que empresas como Apple e Android confirmem que podem incorporá-los no catálogo.

Atualmente, internautas têm acesso a 2,8 mil emojis diferentes e o novo pacote, citado no início do texto, deve estar disponível até o final de 2019.