Topo

Menor bebê nascida no Texas, hoje ela trabalha no hospital que a salvou

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Da Universa

25/03/2019 13h39

Há 34 anos, Tammy Lewis nascia e se tornava um caso único para o Texas, nos Estados Unidos. Nascida com 24 semanas de gestação, ela se tornou a menor bebê da região, e ficou entre a vida e a morte. Hoje ela é uma das funcionárias que cuidam dos bebês doentes na unidade de terapia intensiva neonatal do hospital em que nasceu.

"Eu fui o menor bebê sobrevivente do Texas naquela época. Eu nasci com 24 semanas, enquanto a gestação normal dura cerca de 40. Queria retribuir o que eu passei a pacientes e famílias na mesma situação em que eu estava", contou à CNN.

Tammy - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Foto do nascimento de Tammy Lewis, em 1985
Imagem: Reprodução/YouTube

Quando Tammy nasceu, os médicos deram a ela apenas 5% de chance de sobreviver, expectativa superada nos três meses e meio de vida seguintes que passou no hospital.

"Quando eu passava para ir à escola, sabia que esse [o hospital] era o local em que eu queria estar. Sabia que queria trabalhar com crianças, especificamente com os pacientes da UTIN. Poucas pessoas podem dizer que voltaram ao local em que nasceram e cuidaram de pacientes na mesma situação em que estiveram", afirmou ela, que exerce a função de terapeuta respiratória na ala de cuidados médicos.

Agora mãe de dois filhos, de 6 e 3 anos, Tammy é a responsável pela manutenção dos ventiladores e tubos de respirações dos pequenos. Nas horas vagas, ela compartilha sua história com os pais dos bebês prematuros para dar a eles uma dose de esperança -- que sua mãe não teve.

"Você vê os pais recebendo notícias ruins e precisam de um pouco de brilho e esperança ao longo do dia. Há histórias de sucessos e eu sou uma delas", disse.