Topo

Você e seu parceiro estão competindo? Veja o que isso diz sobre vocês

Para o relacionamento durar, é preciso atuar em equipe - iStock Images
Para o relacionamento durar, é preciso atuar em equipe Imagem: iStock Images

Claudia Dias

Colaboração para a Universa

24/03/2019 04h00

Relacionamento é união, é vínculo, é intimidade, é admiração, é incentivo, é parceria. A partir do momento que surge algum tipo de inveja ou competição nesse meio, é sinal que a conexão do par está começando a sair dos eixos. A boa notícia: dá para corrigir esse desvio.

Necessário admitir: os sentimentos de amor podem aumentar e diminuir em diferentes momentos da jornada de um casal. O importante, porém, é existir um compromisso com o relacionamento. "É preciso atuar em equipe, se esforçar para se conectar com palavras gentis e gestos colaborativos. Ações de companheirismo são realmente o que conta no dia a dia", acredita Vivian Wolff, coach de vida e carreira.

Óbvio que nem tudo se mantém cor-de-rosa o tempo todo. Discutir é normal - desde que não extrapole o limite do respeito, obviamente. "Agora, se a cada briga você tenta fazer seu ponto valer e vencer, isso é uma preocupação. Quando um casal está realmente competindo entre si, deixa de trabalhar em equipe", pontua.

Os sinais nem sempre são fáceis de serem identificados, pois podem estar camuflados no meio de outros assuntos mal resolvidos. Nesse caso, vale ficar atento a alguns padrões e se autoavaliar, questionando se existe realmente felicidade nas conquistas do outro e por que tudo só está perfeito quando for do seu jeito, por exemplo.

Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento, reconhece que a inveja existe dentro de um relacionamento. Segundo ele, faz-se necessário aprender a lidar com esse sentimento, sem agredir o par.

"É sempre bom lembrar que ambos estão juntos e que caminham para algum lugar em conjunto. Caso um dos parceiros se sinta inseguro com esses planos, é interessante sentar e dialogar sobre o que o casal deseja e para onde vão", diz.

De acordo com Yuri, este é um ótimo primeiro passo para retomar o caminho de cumplicidade, se alinhar e voltar a vibrar com as conquistas alheias.

Ambição positiva

Também se mostra relevante entender o que está por trás dessa inveja e concorrência com o parceiro. "Isso possivelmente envolve aspectos relacionados à autoestima, uma vez que a pessoa só vai se sentir valiosa, importante, se a outra estiver abaixo dela", aponta Luiz Francisco Jr., psicólogo e professor da Fadisp.

A inveja só pode ser vista como positiva se essa comparação despertar o autodesenvolvimento. "É saudável quando olho o par progredindo e eu, me sentindo frustrado, incomodado, assumo uma postura mais ativa diante da vida ou mais reflexiva, para promover mudanças no meu cotidiano. Dessa forma, poderei alcançar a prosperidade, o sucesso, o status que o outro alcançou", ilustra.

7 dicas para melhorar a relação

Se a competição está tomando o lugar da desejada parceria, a psicóloga Bruna Angotti, a coach de vida e carreira Vivian Wolff e o psicólogo Luiz Francisco Jr. dão dicas do que pode ser aplicado no dia a dia para reverter o cenário.

1. Priorize seu relacionamento. A vida a dois pede atenção, dedicação e tempo. Por isso, o casal precisa reservar um período a cada semana para se dedicar um ao outro, sem pendências, sem filhos. Vale até bloquear a agenda para esse compromisso, se for necessário.

2. Respeite as diferenças. Pense nas diferenças de cada um como oportunidades para evoluir. O respeito e o aprendizado solidificam a relação. No dia a dia conjugal, é preciso estar disposto para compreender o outro e aprender sempre.

3. Invista no diálogo. Sem conversa não existe relacionamento duradouro. Saber ouvir e entender a hora certa de falar, bem como compreender e compartilhar as situações diversas do cotidiano são fundamentais. Importante, também, é interpretar um silêncio, muitas vezes mais significativo que palavras.

4. Aprenda a perdoar. O perdão é essencial em qualquer relação. Falhas e fracassos sempre vão existir e o casal precisa estar disposto a relevar. Fazer ao outro o que gostaria que fizessem com nós mesmos é a base do companheirismo.

5. Compartilhe as conquistas. Ou, pelo menos, tente. Na medida do possível, permita que o outro desfrute de suas vitórias - se ganhar uma viagem, por exemplo, inclua o par no roteiro. Nem sempre isso é possível, mas só o fato de se esforçar para que dê certo é um indício de que não está estimulando uma competição.

6. Tenha metas e projetos em comum. O individualismo só afasta o casal. Por outro lado, é a cumplicidade que estrutura e dá sentido à relação. A realização de planos comuns reforça positivamente a sintonia do par.

7. Divirtam-se juntos. Parece fácil, mas nem sempre é, especialmente em relacionamentos de muitos anos ou que sobrevivem no piloto automático. É preciso encontrar atividades que agradem aos dois e estar preparado para experimentar coisas novas. Organizar alguma surpresa pode ser uma boa, sem medo de ser criativo!