Topo

O que é detox capilar? Saiba como fazer em casa e descubra os benefícios

A queda de cabelo é um dos problemas amenizados pelo detox capilar - Getty Images/iStockphoto
A queda de cabelo é um dos problemas amenizados pelo detox capilar Imagem: Getty Images/iStockphoto

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

18/03/2019 04h00

Já reparou como o cabelo passa por diversas situações adversas? Poluição, mudanças de temperatura e sol são apenas algumas delas. Isso sem contar os produtos usados para limpar, condicionar, hidratar e modelar. Com o tempo, o cabelo e o couro cabeludo acumulam resíduos, sujeira, fumaça, sal, cloro, gordura e restos de produtos cosméticos que permanecem mesmo após as lavagens.

O resultado disso são cabelos fracos, opacos e sem brilho -- sintomas de uma "intoxicação", explica o cabeleireiro Eron Araújo, embaixador da TRESemmé. É aí que entra em cena o detox capilar. Descubra mais sobre o método e entenda por que vale a pena investir nele.

O que é o detox capilar?

Trata-se de uma limpeza profunda com o objetivo de retirar impurezas como resíduos de produtos, oleosidade e poluição, ou seja, tudo que está acumulado na fibra capilar e no couro cabeludo, conta a química industrial Rafaela Moretti, pós-graduada em cosmetologia e gerente de P&D da Salon Line. O tricologista Kevin Porto, da clínica Mais, de São Paulo, ressalta que o procedimento desobstrui os folículos capilares, o que melhora a qualidade do couro cabeludo, controla a oleosidade, reduz a queda capilar e também a caspa e a dermatite.

Existe alguma contraindicação?

O procedimento pode ser realizado em todos os tipos de cabelos, principalmente os oleosos. Experimente fazer uma vez por semana. Se preferir ir com mais calma, Kevin Porto recomenda a técnica quinzenalmente, com intervalo de 30 dias para observar a evolução do caso. Caso sinta o couro cabeludo mais ressecado, fique tranquila> o corpo irá produzir mais oleosidade naturalmente.

Dá para fazer o procedimento com algum especialista?

Sim. Kevin Porto explica: primeiro, o tricologista faz uma análise para identificar as principais necessidades do couro cabeludo. Em seguida, prepara uma mistura com ativos naturais, óleos essenciais e vegetais e aplica diretamente no couro cabeludo. Então, é usado um equipamento de fototerapia para potencializar os ativos. Na sequência é feita uma leve esfoliação, seguida de lavagem.

Óleos essenciais combinam com o detox capilar?

Pode parecer estranha a ideia de se colocar óleos no couro cabeludo, já que a primeira impressão é a de que a substância pode entupir os folículos. Mas os óleos essenciais têm, sim, o poder de desintoxicar a região. "Eles são extraídos de plantas e têm interação com a parte interna dos folículos. Cada um é específico: uns funcionam como anti-inflamatório, outros como regulador do excesso de oleosidade", explica o tricologista.

Quais são os principais ativos utilizados nos produtos detox?

Na hora de ir às compras em busca de uma linha de produtos específicos para desintoxicar os fios e o couro cabeludo, vale a pena ficar de olho no rótulo: existem ativos que são os aliados ideias para realizar o procedimento. Segundo Rafaela Moretti, o carvão ativado absorve toxinas e remove impurezas. A argila verde ajuda a diminuir a oleosidade, enquanto a alga azul auxilia na saúde do couro cabeludo. Eron Araújo recomenda produtos com chá verde e gengibre para uma limpeza profunda, além da proteína de trigo, responsável por repor os nutrientes do cabelo.

Como fazer detox em casa?

Além dos xampus, condicionadores e máscaras, há ingredientes naturais que, juntos, promovem limpeza profunda, desobstrução dos folículos e melhora da oxigenação do couro cabelo. Kevin Porto indica três receitas para fazer em casa:

Para oleosidade

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de argila verde (propriedades adstringentes)
  • Duas gotas de óleo essencial de eucalipto (propriedades antissépticas e antimicrobianas)
  • Duas gotas de óleo essencial de lavanda (propriedades calmantes e relaxantes)

Para queda

Ideal para estimular a renovação celular, promover a oxigenação folicular, inibir a DHT -- enzima causadora da calvície -- e o processo inflamatório.

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de argila negra (propriedades estimulantes e antiestresse)
  • Cinco gotas de óleo essencial de alecrim (propriedades antissépticas)
  • Duas gotas de óleo essencial de lavanda (propriedades calmantes e relaxantes)
  • Uma gota de óleo essencial de eucalipto (propriedades antissépticas e antimicrobianas)

Para caspa

Ingredientes:

  • Uma colher de argila branca (propriedades calmantes e anti-inflamatórias)
  • Duas gotas de óleo essencial de melaleuca -- também conhecida como tea tree (propriedades antibacteriana, cicatrizante e antifúngica)
  • Duas gotas de óleo essencial de lavanda (propriedades calmantes e relaxantes)

Como preparar as receitas:

Adicione água aos poucos aos ingredientes, até formar uma pasta. Aplique no couro cabeludo e deixe agir por cerca de 20 minutos. Retire e lave como de costume, com xampu e condicionador.