Topo

Famosos em propagandas de bebida alcóolica são risco aos jovens, diz estudo

Mila Kunis foi uma das celebridades identificadas como "influência" em propagandas de bebida alcoólica no Reino Unido - Getty Images
Mila Kunis foi uma das celebridades identificadas como "influência" em propagandas de bebida alcoólica no Reino Unido Imagem: Getty Images

Da Universa

18/03/2019 13h32

O Brasil te obriga a beber? Nada disso! A maior influência do consumo de álcool para os jovens, segundo o Instituto de Marketing Social da Universidade de Stirling, são as celebridades.

Uma pesquisa publicada pela organização no jornal médico britânico BMJ mostra que quando famosos queridinhos dos jovens protagonizam os comerciais de bebida alcoólica, mais os fãs de 11 a 19 anos estão propensos ao consumo excessivo.

De acordo com o levantamento, um quinto dos 3.399 casos analisados no Reino Unido tinha consumido algum produto alcoólico das nove marcas estudadas -- cujos comerciais foram feitos por David Beckham, Mila Kunis e Ryan Reynolds.

A pesquisa considerou diversos tipos de anúncio: em revistas, jornais, televisão e na internet.

O estudo também descobriu que, dos 76% dos entrevistados que tinham menos de 18 anos, 48% eram bebedores atuais e 44% eram considerados bebedores de "alto risco".