Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Gêmeas prematuras se abraçam imediatamente ao se conhecerem fora do útero

As gêmeas Olivia e Zoe em seu primeiro encontro após o nascimento - Reprodução/Instagram
As gêmeas Olivia e Zoe em seu primeiro encontro após o nascimento Imagem: Reprodução/Instagram

da Universa, em São Paulo

07/03/2019 13h00

Nascidas prematuras na 28ª semana, as gêmeas Olivia e Zoe, filhas do casal australiano Ann Le e Jason Poon, só puderam se encontrar fora do útero 27 dias após virem ao mundo.

No entanto, quando o grande momento chegou, o primeiro contato das duas foi emocionante para toda a família.

Segundo a mãe, as pequenas imediatamente se abraçaram ao serem colocadas frente a frente em seu peito -- e foi de Zoe a iniciativa. 

"Meu coração instantaneamente se derreteu. Depois de todas aquelas semanas difíceis mantendo-as separadas, eu fiquei tão aliviada que, quando elas puderam ser reunidas, já tinham um laço estabelecido", disse Ann ao "Today", da emissora NBC.

"Olivia foi colocada no meu peito primeiro, seguida da Zoe, que estendeu seu braço esquerdo para abraçar a irmã. Elas só deitaram ali e se aconchegaram uma na outra por um tempo. Tudo ficou perfeito, nós finalmente nos sentimos uma família."

Antes da separação no parto, as meninas tiveram realmente uma convivência diferente no útero: a gestação de Ann foi do tipo gemelar monocoriônica-monoamniótica. Ou seja, Olivia e Zoe são "gêmeas momo", que dividiram a bolsa amniótica e a placenta durante toda a gravidez -- de alto risco -- da mãe.

Os médicos, contou Ann, monitoraram a dupla de perto nas 28 semanas em que estiveram na barriga, mas ao detectarem complicações em janeiro, decidiram realizar um parto emergencial três meses antes da data prevista. Daquele momento em diante, elas foram colocadas em incubadoras na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal para que seus pulmões se desenvolvessem e, assim, pudessem respirar naturalmente.

Apenas quase um mês depois os especialistas consideraram prudente retirar as meninas deste tipo de suporte para que elas pudessem ter seu primeiro contato. 

Ann contou ainda ao programa que, apesar da emoção do contato inicial, elas já aprenderam que irmãs nem sempre se entendem tão bem.

"Às vezes, elas se amam e ficam felizes de curtir uma soneca juntas durante a tarde. Mas há vezes em que elas só irritam uma à outra e acabam se empurrando. É bem engraçado de se ver", se divertiu.