Topo

App que "traduz" o que dizem as mulheres causa revolta no Japão

iStock
Imagem: iStock

Da Universa

27/02/2019 13h00

Se uma mulher diz "Não vejo motivos para a gente continuar junto", ela com certeza quer dizer "O que você sente por mim?". Pelo menos é o que acredita um novo aplicativo que tem causado comoção no Japão.

O "Kope", criado pela empresa Ezaki Glico Co., nasceu com a ideia de falar sobre gestação e maternidade, além de manter estatísticas sobre esses temas ao alcance dos pais. No entanto, no site de promoção do app é possível perceber que há outros "recursos".

App - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Sob supervisão de Ihoko Kurokawa, autor especializado em relacionamentos que dá dicas de "como lidar com esposas que não entendem nada", o site defende que os cérebros feminino e masculino são diferentes e processam até mesmo sentenças simples de maneiras diversas.

Com isso em mente, uma seção do site promove uma "tradução" dos sentimentos de uma mãe para um pai, com pérolas como se a mulher diz "É realmente difícil fazer isso", ela quer dizer "Você vai gostar do que eu fiz?". 

Há sugestão até de como os homens devem responder à pergunta "O que é mais importante para você: seu emprego ou sua família": pedir desculpas e botar a culpa da ausência no trabalho.

Reações

Nesta semana, a empresa foi duramente criticada e acusada de sexismo. A resposta da companhia foi que foram funcionárias mulheres que planejaram o aplicativo e o site para promovê-lo. "Nossa intenção era oferecer soluções ao reconhecer a diferença de como homens e mulheres vêem as coisas para mudar as situações de obrigações desproporcionais em casa e com os filhos"

Segundo a empresa, a opinião será levada em conta para a promoção de melhorias diárias.