Topo

Isabel Hickmann sobre filho com fissura labial: "Ele é lindo e mudou tudo"

Em foto exclusiva de Francisco e Bel para a Universa, ela diz: "ele me transformou completamente" - João Arraes
Em foto exclusiva de Francisco e Bel para a Universa, ela diz: "ele me transformou completamente" Imagem: João Arraes

Marcos Candido

Da Universa

07/02/2019 04h00

Com dois meses de vida, Francisco já mudou a vida de Isabel Hickmann -- como todo filho faz com a vida da mãe. Mas o primeiro filho da modelo com o empresário Arlindo Conde Neto trouxe enredos inesperados e transformadores à vida do casal.

Além de ter nascido de apenas de 34 semanas, Francisco tem fenda labial e palatina. Isso significa nascer com uma abertura dos lábios ao céu de boca, que causam dificuldades para falar e e para se alimentar. Daí virão cirurgias plásticas e fonoaudiólogos pela frente pelos próximos anos.

"Com a fenda, sem a fenda, eu saberia que ficaria lindo", diz. Confira o depoimento completo da irmã de Ana Hickmann à Universa.

A descoberta

"Descobri a fenda lábio-palatina do Francisco com 21 semanas de gestação. Foi um susto. A gente imagina que as coisas vão acontecer de um determinado jeito, mas acabamos tendo essa novidade. Descobri a fenda no segundo exame morfológico e não conhecia muito sobre a fissura labial.

Fiz o que as pessoas fazem: pesquisei na internet. E fiquei bastante assustada. Meu primeiro pensamento foi: o que fiz de errado? Foi um choque, mas de cara busquei entender e aceitar melhor."

Amamentação

"A amamentação era o que mais me dava medo quando estava grávida. Aterrorizou minha cabeça a pergunta: como ele vai mamar? Médicos me disseram que ele só poderia ser amamentado só por seringa, conta-gotas, ou, por sorte, com mamadeira."

Posso dizer que é a fenda mais linda que eu já vi

"Pedi a Deus que me desse leite para alimentá-lo, independentemente de como isso aconteceria. Meu pedido foi atendido, então consigo alimentar ele com meu leite materno."

"Com a fenda, sem a fenda, eu sabia que ele seria lindo" - João Arraes - João Arraes
Foto exclusiva: "Ele me transformou completamente"
Imagem: João Arraes

"Apesar disso, ele não mama no peito. Para alimentá-lo eu faço a extração do meu leite com uma bombinha para bebês com necessidades especiais, já que ele não consegue ter vácuo na boca para produzir sucção. Passar o tempo com ele é maravilhoso, mas largá-lo para tirar leite cinco ou seis vezes ao dia é complicado. Não gosto de me afastar dele."

Nascimento prematuro

"Francisco nasceu prematuro e tivemos que passar 20 dias na UTI. A fenda não tinha nada a ver com isso, mas nesse tempo eu conheci outras mães. Eram mulheres com uma luz muito forte. E tinha muitas delas: mães com filhos prematuros, filhos prestes a receber alta e também em estado terminal. O respeito que tive por essas mulheres criou em mim um respeito maior com o próximo e compreender o sentimento que é ser mãe."

"Sabia que seria lindo"

"Muitas pessoas me disseram que uma cirurgia plástica o deixaria lindo, mas nunca me preocupei muito com isso. Nas imagens de ultrassom eu pude ver a fenda e era bem grande. Mas com a fenda, sem a fenda, eu saberia que meu filho seria lindo. Quando ele veio, foi a coisa mais linda que eu já vi. Posso dizer que é a fenda mais linda que eu já vi."

Vai ser um pouquinho diferente, mas nossa história vai ser linda de qualquer jeito

Tudo mudou

"Sou uma nova Isabel. Me sinto mais sensual. Estou em êxtase com meu corpo e com meu espírito. A maternidade me trouxe uma coisa incrível, que é o respeito com o próximo de uma maneira diferente.

A fenda me fez entender que existem coisas particulares que são incluídas na vida do seu bebê e que vão acompanhá-lo até a vida adulta. E só. A fenda não vai fazer a gente não sair de casa, não curtir a vida ou ser feliz. A gente vai ser um pouquinho diferente do método tradicional.

Ele vai ter uma fonoaudióloga e vai passar por processos cirúrgicos e vai ficar tudo bem. Vai ser um pouquinho diferente, mas nossa história vai ser linda de qualquer jeito. Fico muito feliz e confortável. Ele nasceu com quase 1 kg e meio, e já se mostrou um guerreiro desde o primeiro momento. Os fissurados são incríveis!"