Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

Jovem daltônico "enxerga as cores" pela primeira vez e relato emociona web

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Gustavo Frank

Da Universa

02/02/2019 10h46

Rafael Zacca está fazendo muita gente tirar os lencinhos do bolso após compartilhar uma publicação em seu Facebook ao ter suas primeiras experiências com as cores.

Na rede social, o jovem, do Rio de Janeiro, escreveu um texto falando sobre como se sentiu "muito mais burro que as outras crianças" na infância por ser daltônico, pois "demorava para aprender as cores".

Logo no início do texto, o carioca fala que chegou um dia que se cansou dessa limitação e resolveu comprar óculos para daltônicos - o que dá início a narrativa.

"Queria partilhar principalmente com os amigos daltônicos o que se passou hoje, no primeiro dia de uso. Além de aprender algumas coisas sobre esses óculos, também aprendi algo sobre as cores e sobre o meu daltonismo e a experiência social do daltonismo. Minha experiência é de protan forte com deutan fraco (muita deficiência no vermelho e um pouco no verde)", inicia.

E ao longo do texto, Rafael vai enumerando pequenos detalhes que, para a maioria das pessoas que não sofrem com o daltonismo, podem parecer bobos, mas são cheios de minucias de deixar qualquer um com o coração aconchegado.

O motivo? Em praticamente todos os "tópicos", ele afirma como os óculos o ajudaram a ser mais feliz. "Vontade de rir" e "me fez rir muito" são algumas das declarações feitas por ele.

Confira o relato de Rafael, que já repercutiu em mais de 14 mil curtidas no Facebook, na íntegra:

"- As cores são uma coisa muito bonita. A gente não tem como entender. Mesmo com os óculos. Porque eles não consertam o nosso daltonismo. Mas usá-los diminui a limitação e muito. Foi como nascer de novo pra algumas cores. Principalmente para a combinação de certas cores. Essas combinações que não percebemos é que são uma coisa linda de morrer.

- A primeira coisa que me emocionou foi um flamboyant aqui perto de casa. Vi a árvore como se a visse pegar fogo. É muito intensa. O flamboyant não existia pra mim. Nasceu hoje.

- As cores dão muita vontade de rir. Eu ri o dia inteiro na rua. Achei tudo muito engraçado."

Já nesse ponto do texto, essa é a sensação:

Mas continua:

"- Tudo é muito confuso no primeiro dia. Ainda não sei se acostumamos depois.

- As pessoas se vestem muito vibrantes, me fez rir muito. É o lado infantil da humanidade.

- Há muitos detalhes pequenos coloridos nos prédios. Os toldos são de muitas cores diferentes. Vi toldos azuis, amarelos, vermelhos, etc.

- Feira é a coisa mais absurda. As frutas são delícias visuais. Maçãs são realmente vermelhas, não só aquelas especiais. Peras são fofas. Entre as raízes, beterraba é um troço louco.

- Carne vermelha é vermelha mesmo, não é cinza. E linguiça é muito engraçada, é super rosada. Parece comida de criança.

- Fachadas são divertidas. Elas são bastante diferentes em cor umas das outras. São separadinhas.

- A cidade não é cinza marrom e bege. É colorida. Mas nos detalhes.

- As caixas d'água chamam atenção.

- O céu é matizado o dia inteiro. No meio dia não é uniforme.

- Cor não dá vontade de chorar. Vontade de chorar dá quando você passa a ver detalhes que não via e os outros sempre viram e interagiram afetivamente a partir dele. Dói ver a beleza de um flamboyant não pela beleza em si, mas porque quando alguém dizia "que lindo!" você ficava perdido.

- Os óculos funcionam bastante, inclusive em ambientes fechados. Basta ter luz. Da pra ver filme. Mas tem uma conseqüência: pra mim que sou muito protan (deficiência forte com vermelho), ele compensa muito no vermelho. Então dependendo da iluminação algumas coisas ficam mais avermelhadas, principalmente em ambientes fechados ou escuros.

- Não ponha na cabeça que você verá "normalmente". Tenho a impressão de que não estou vendo nem como "normal" nem como daltônico com os óculos. É outra coisa. E os óculos não funcionam com todo mundo. Dei sorte. Se você é protan forte, me manda inbox e combina de vir testar se funciona pra você.

- O mais emocionante está em rever o entorno de sua casa, as coisas que você vê sempre."

Stalkeadas