Topo

Mourão diz que aborto é decisão da mulher. "Minha opinião como cidadão"

Em entrevista ao jornal "O Globo", vice-presidente se pronuncia sobre aborto e prevenção de DSTs - Romério Cunha/VPR
Em entrevista ao jornal "O Globo", vice-presidente se pronuncia sobre aborto e prevenção de DSTs Imagem: Romério Cunha/VPR

Da Universa

01/02/2019 12h03

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, em entrevista ao jornal "O Globo", que a decisão de abortar deve ser da mulher. O pronunciamento do general do Exército, que contraria as ideias apresentadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), veio como resposta ao questionamento de possíveis divergências entre os dois e da importância das questões de gênero no governo.

"A questão do aborto também é algo que tem que ser bem discutido, porque você tem aquele aborto onde a pessoa foi estuprada, ou a pessoa não tem condições de manter aquele filho. Então talvez aí a mulher teria que ter a liberdade de chegar e dizer 'preciso fazer um aborto'", disse. 

Mourão ressaltou, também, a importância de falar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. "São questão de saúde pública e o governo precisa tratá-las de forma objetiva". 

Em 2018, durante a campanha eleitoral, Mourão já havia se posicionado sobre o tema em entrevista à Folha de S.Paulo. "Não compete ao outro lado", o do homem, dizer se a mulher deve ou não interromper uma gravidez. "Vamos supor que eu tenho um relacionamento contigo. Você quer o aborto." Diz, então, que é a repórter que deveria decidir se queria ou não manter a gravidez.