Topo

Alongamento de cílios: posso tirar em casa sozinha? Entenda os riscos

Cílios - iStock
Cílios Imagem: iStock

Mariana Gonzalez

Da Universa

24/01/2019 04h00

Alongamento de cílios é uma técnica que está em alta -- e que demanda alguns cuidados tanto na hora de fazer quanto no momento da retirada. No começo do mês, Jojo Todynho foi às redes sociais para dizer que havia tirado os seus em casa, como se fossem cílios postiços. A prática, no entanto, é perigosa.

"Um olho com cílios e o outro sem. Olha, gente, eu não tenho comportamento, fico agoniada, tiro tudo", mostrou a cantora, no Instagram. No entanto, remover a aplicação sem a ajuda de um profissional pode prejudicar os fios naturais, causar irritação e até infecção nos olhos, alerta a especialista em alongamento de cílios Nanda Saeko, de São Paulo.

A designer de cílios Maisa Santos, da Look Lash, de São Paulo, alerta que a prática pode até causar alopecia traumática e prejudicar o crescimento de cílios naturais no futuro.

No vídeo, a cantora se queixa de estar incomodada com a aplicação. Nanda Saeko diz que o alongamento -- que pode durar entre 20 e 45 dias, a depender da técnica utilizada -- não deve causar dor ou coceira.

Mas se você fez o procedimento e quiser removê-lo antes do prazo, o ideal é recorrer ao mesmo profissional que fez a aplicação. "Nunca remova os cílios sozinha. Se decidir não mantê-los, volte ao local onde foi feito o alongamento", explica Nanda.

Maisa Santos adverte que também não é recomendado seguir receitas caseiras indicadas por tutoriais na internet, como usar vapor e óleo. "Elas podem causar danos para a pele e para os olhos", diz.

Cuidados na manutenção

Mesmo no verão, é possível garantir a durabilidade do alongamento de cílios. Nanda Saeko explica que não há problemas em mergulhar no mar ou na piscina com as extensões, desde que depois os fios sejam lavados com água potável e enxugados com cuidado.

O ideal, segundo Maisa, é evitar exposição direta ao sol usando chapéus ou óculos de sol e, principalmente, evitar o contato das extensões com o protetor solar.

Nanda lembra que é importante não usar demaquilantes à base de óleo, lavar os cílios diariamente com água fria e sabonete neutro, evitar coçar os olhos ou dormir de bruços.