Topo

Maurício de Souza apresenta primeira família negra da Turma da Mônica; veja

Maurício de Souza - Marcelo Fonseca/Folhapress
Maurício de Souza Imagem: Marcelo Fonseca/Folhapress

Da Universa

15/01/2019 12h48

Os primeiros personagens da Turma da Mônica surgiram há quase 60 anos, mas seu criador, Maurício de Souza, continua criando novos personagens para tornar as histórias ainda mais diversas. 

Na edição número 45, o desenhista apresentou aos leitores a primeira família negra da turma: os pais e irmãos de Milena, personagem criada em 2017. 

A família formada por cinco pessoas aparece na capa do gibi: a mãe, a veterinária Silvia; o pai, o publicitário Renato; sua irmã mais velha e adolescente, Solange, que é vocalista de uma banda de garagem; e seu irmão mais novo, Fabinho. 

Milena Monica - Reprodução/Instagram/monicadesouza - Reprodução/Instagram/monicadesouza
Imagem: Reprodução/Instagram/monicadesouza

Na história, Milena é uma menina de 7 anos que ama futebol e tem uma autoestima forte -- por isso se identifica de cara com Mônica e Magali. 

É fundamental que as meninas e os meninos negros possam se reconhecer nas histórias em quadrinhos, desenhos e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir para isso", disse Mônica Sousa, diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, à "Quem". 

O lançamento da personagem é resultado da parceria da Maurício de Souza Produções com a ONU Mulheres, o projeto "Donas da Rua". 

Milena não é a primeira personagem negra criada pela empresa. O adolescente Jeremias nasceu ainda antes da protagonista Mônica e os jogadores Pelé e Ronaldinho Gaúcho já ganharam versões infantis em histórias do grupo.